15 de jun de 2008

fazendo 1 raport no photoshop

1º - início - você cria os elementos que comporão a estampa. Pode ser à mão e usar o streamline ou coreltrace para virar vetor, dependendo do gráfico, cada um capta melhor o vetor que outra. Uma vez o arquivo vetorizado vc exporta ele como 1 adobe illustrator e em seguida vc entra no photoshop e abre o arquivo.

2º- configurando o arquivo a ser criado:
arquivo/novo.... abrirá um menu que vc deve configurar pensando:
a- não importa muito a largura do tecido/raport . Só imagine o produto final que vc vai aplicar, porque se for por exemplo, 1 bikini, ele não terá mais que 45 cm de largura, então se a composição" lateral" for 60, talvez certos elementos da estampa não apareçam em alguns bikinis na hora do corte/ produção;
b- Altura do raport, importantíssimo , se a estampa for para cilindro vc deve sempre usar "multiplos divisores de 64cm [32cm(=/2), 21,33cm (=/3) ,16cm(=/4), etc.]
c- resolução, sempre o mínimo de 300 dpi, se os elementos forem muito delicados aconselho fazer o raport com 600dpi por causa da finalização da estampa e criação de harmonias (cores).
d- modo de cores - se o desenho vc pretende também oferecer para indústria gráfica, você escolhe CMYK, mas se for só para o textil, fazer as cores em rgb vc consegue mais contraste e outros efeitos de cores.
3º - criando a composição: Usando a ferramenta laço, vc seleciona separadamente os elementos do arquivo AI e arrasta literalmente para o outro aquivo que vc acabou de criar em branco. Na página em branco vc brinca com os elemntos escostando, sobrepondo e faz uma composição. Em seguida...
4º - trabalhando com camadas (layer) . Você abre o menu de camadas, oculta a visualisação do "plano de fundo" e na barra de navegação do photoshop, clica em camadas/mesclar camadas visíveis. Seleciona tudo e faz 1 copy file (arquivo), apertando a tecla Ctrl+C.
5º - criando o raport. Chegamos na parte principal do post ;))
O photoshop tem acima na barra de navegação de "filtros /outros /deslocamento", que significa para nós, se o elemento estiver mesclado já também com o "plano de fundo", quando você faz o deslocamento , o software automaticamente desloca o desenho no sentido vertical e horizontal. Quando vc regular o deslocamento para que vc tenha o desenho espalhado pelas bordas, você faz um Ctrl+V (para o colar mais uma camada do arquivo salvo no "copiar" na etapa anterior.
Se vc quizer dar mais movimento na estampa e deixar o raport sem cabeça ( que significa que a estampa não terá os elementos sempre virados numa mesma direção, o que facilita na produção de confecção - o raport sem cabeça é uma solução muito mais econômica para o encaixe/ corte), na barra de ferramentas (com a camada que vc acabou de colar no arquivo) vc escolhe editar/transformar/girar.
E vc pode continuar trazendo elementos do arquivo AI aberto no inicio até achar que a composição está terminada.
e finalmente seu raport (print in repeat) está pronto e vc depois prepara uma aplicação num produto qualquer para o cliente "sentir sua estampa" comercialmente ;))

30 comentários:

Samya disse...

ADOREI a aulinha de rapport!!! Estava atrás disso na net faz séculos!!! Parabéns e por favor postem mais aulinhas !!!! O site é ótimo!! beijo beijo beijo

Samya
Joinville/SC

santa mistura disse...

samya aceito sugestões viu?? se vc achar que tem alguma coisa ligada a desenho que gostaria de ver um tutorial usando photoshop e corel draw ;))
obrigada pelo comment bjss e volte sempre!!!!!!!!

Studio Angela Valle disse...

Santa Patrícia,sei de gente que vai dar gritinhos de alegria com esta aula.......Você como sempre arrasando.
Mas já que podemos pedir ......Eu gostaria de saber como separar cores no Corel Draw.....Tenho dedicado algumas horas a entender este programa.....Qual a diferença em aparar e interseção.....Se puder responder.....eu adoraria.
Um gde.abraço.
Angela Valle

denise_brandt disse...

patricia, que máximo essa idéia, aulinhas virtuais!vou seguir passo a passo...além do que, com essa professora chiquérrima, que privilégio o nosso! Bjossss

santa mistura disse...

boa dica angela!!! vou fazer o post na quinta feira, ; )) porque hoje eu fiquei sem net 24horas.... o recreio pra internet é muito ruim, toda hora eles estão com defeito ;))

Bibi Vieira disse...

ADOREI!!!! isso sim é que é aula!!! Tem como não ser fã desse blog? bjos. Bibi

santa mistura disse...

; )))))))) obrigada bibi ;)

Paulandre disse...

Ótimo post sim. Tem um livro no mercado nacional que chama "Pos-Grafite:na rua, moda e vestígios" que fala de rapport, mas é o convencional, na prancheta. Outro site bacana pra inspirar é o do Wagner Campelo né?

santa mistura disse...

é sim paulo, wagner é uma pessoa muito querida, excelente em cores e vc sabia que ele é escritor também??

www.blogger.com/comment.g?blogID= disse...

Otimo post - gostei

Lili Angelika disse...

poxa vida! eu estava doida pra aprender,muito obrigado,boa sorte! como dizem os sábios...sorte paz e prosperidade á aqueles que passam seus conhecimentos com tanta deicação mil bjos,Valeu!

santa mistura disse...

obrigada liliiiiiiiii

Patricia Bigio disse...

olá, Patricia.
Sou a Patricia Bigio, fiz parte do Santa Mistura por um tempo.

Estou querendo falar com vc, mas o emil que tenho parece não estar funcioanando.

Me passe um contato para patbigio@terra.com.br

beijos

Rafael disse...

Muito bom, parabéns pelo tutorial, demorei para achar isso e adorei o conteúdo.

santa mistura disse...

que bacana que vc gostou!!!

Vanise disse...

Olá Patrícia,
Estou procurando conhecer o universo da estamparia Não tenho experiência na área, na verdade é uma paixão antiga que eu gostaria de tornar real. Gostaria de saber por onde começar a aprender a estamparia digital (SP ou à distância ou publicações) e/ou a manual. Você poderia me dar umas dicas de cursos básicos, publicações, sites?
Um grande abraço e parabéns pelo blog!
Vanise
vanisealmeida@gmail.com

santa mistura disse...

vanise vc tem que ficar atenta ai em SP tem vários cursos que são bem legais de estamparia, normlamente senac, tem a escola de moda que tem cursos breves e que depois pode se especializando

saramello disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
santa mistura disse...

vou tentae te responder diretamente no seu blog saramello

santa mistura disse...

leticiakst .... não consegui responder no seu blog...
vc tem que duplicar a camada do produto ( que tem que ter uma cor neutra com sombras, ou seja se ele for azul ou amarelo, não importa esta camada de cima vc tem que tirar a cor (desaturar) e depois aplicar no layer o multiply. A camada de baixo (do produto recortado, vc aplica o pattern, certo??

gigisandy disse...

OI!
Gostaria de saber como cobrar por estampa com rapport! é o mesmo da estampa pura? Qual é a base de preço por estampa?
Muito obrigada! Gigi
gigisandy@gmail.com

xandao disse...

nao entendi a parte do rapor.Mesclo as camadas dou ctrl+c e dou ctrl+v num arquivo novo sem fundo? e os valores no deslocamento?

santa mistura disse...

xandão quando vc faz o copy ele fica guardado na memoria certo?? a ai com o arquivo mesclado vc faz o offset e aí sim vc faz o control V para aparecr o layer novo para vc cobrir os buracos que ficam no meio

santa mistura disse...

vc pode fazer este processo no arquivo duplicado também mas o precesso que explico aqui é merge visible dá o deslocamento, a distancia vc vai mechendo as cahevs da horizontal e vertical até vc perceber o buraco (falata de elemento) normalmente eu dou 500X500 mas as vezes preciso fazer mais manual o deslocamento e ai com o espaço sem elemento dou o control V e rotaciono ou corto alguns elementos duplicados pra simplesmente acabar com a falha do raport... qualquer duvida maior me escreve pra santamistura@gmail.com ou me telefone 21 22863749

Alexandre Soma disse...

Patricia, te amo!
Post mais bem explicado que esse, impossível! Obrigada

santa mistura disse...

ahahaha adorei vc aparecer por aqui alexandreeeeeeee!!! sou sua fã de carteirinha!!

Claudio Luiz disse...

Eu estava pronto para desenvolver uma técnica no photoshop para fazer "rapport", mas algo me disse para procurar antes na internet. Vou tentar fazer desse jeito e ver no que dá.
Obrigado.
http://claudioonix.blogspot.com.br/
http://grafiteeink.blogspot.com.br/

Claudio Luiz disse...

Voltei pata finalizar o meu comentário: nota 10!!! E eu me matando para fazer a repetição de forma "analógica". Adorei.

santa mistura disse...

que bacana que te ajudou claudio!!!

santa mistura disse...

manual prontinho agora em e-book https://www.facebook.com/pages/1-dia-destampa/663173613744212