4 de jun de 2008

dejá vu = hope + 1 world = 3 words

+ 1 post que talvez ninguém comente, que nem sei o reflexo que tem este tipo de post aqui, mas é sempre 1 desabafo para, talvez, a maior janela que tenho hoje, que me acalma e me dá a certeza que o melhor está por vir... quando escrevo acredito + nos meus sonhos e que eles não são tão solitários.

Comecei esta manhã no link webbyawards e fui conhecer o "Webby Artist of the Year: Will.i.am", o link em si está todo amarrado para o comércio das músicas dele, e ai fui ouvir / ver no youtube o que tinha sobre ele, e cai na campanha do Obama, o ritmo?... indie... o discurso?? 1 música... a mensagem? ... 3 palavras = yes+we+can... US para eles significa nós e uma nação. De link em link cai Dipdive, é + 1 coração da campanha, + 1 vídeo e lá estava o mundo, o nosso mundo... asiáticos, africanos, europeus e claro americanos cantando outras 3 palavras, one + world = hope.
Dejá vu... enfim estou as vésperas de completar 50 anos então algumas experiências, realmente, estão se repetindo... no final dos anos 60, parecia vir do woodstock 1 voz universal que fazia 1 apelo pela paz, pela tolerância, juntos uma simples pessoa se somou a outra e outra e outra... no primeiro maior evento público (ativista) da história do planeta... a música era 1 meio, o exemplo do evento promoveu um estilo de vida e sérias mudanças de comportamento nos anos 70, não esquecendo que isso significa "também" mudanças no comportamento de consumo. Claro que também ser filha de 1 comunista caçado pela ditadura também me fez muito cedo prestar atenção em como as notícias , as vezes, aparentemente sem a menor importância, são a ponta de um iceberg que hoje andam derretendo... meu filho, Leo, diz que aqui no recreio os surfistas locais estão preocupados com o do futuro do planeta e felizes por outro lado porque as ondas agora estão em permanente swell.
Tudo nos afeta, existe uma crise no mundo, uma não, várias!!! ou seja o planeta está em crise, numa crise insuportável. Esta década esta sendo tão insuportável quanto os anos 60, se o Vietnam me impressionava?? Deus do céu... o que o tráfico fez com o nosso RJ, nos anos 60 eu desligava a TV , hoje , não saio de casa. Se meu pai tinha dificuldade de trabalhar pós-AI5 com 4 filhos para sustentar, e ele foi um herói pra mim, eu com 3 filhos acho que da missa meu pai não viu a metade... não está no meu umbigo o problema, existe uma infinidade de pessoas que conheço hyper qualificadas que estão à margem, porque? Não sei exatamente, só sei que caminhamos pra um colapso total de tudo, as distâncias serão tão extremas que começarão a se colidir no infinito!!! Pode?? Já está acontecendo!! O novo encontra o velho... ou como na música do Rappa - "O novo já nasce velho (video - lastfm)" e mais... vintage... Brechós... colagem e... os discursos populistas nos confundem porque usam nossas angustias que são encontradas por empresas especializadas em pesquisa, então 1 político que pode destruir a cultura de 1 sociedade tem fantasia de cordeiro, os novos ditadores correm para criarem leis e projetos que proíbam a livre expressão (por aqui, + 1 manifesto = liberdade na tv). Não me digam que tendências não existem... e o mesmo que acreditar em geração espontânea.

Porque nossos blogs de moda estão na maioria à margem desta crise, falar de moda parece falar de um mundo cor de rosa?? Eu não sei... moda é apenas um meio de expressão individual X coletiva, apenas 1 meio. Está interligada a vida das pessoas, aos sentimentos, quando escolhemos 1 roupa estamos escolhendo nossas palavras, claras ou confusas, as roupas nos expõe e a web nos expõe mais ainda. Quando encontro um projeto que promove criatividade X reciclagem EcofashionBrasil, fico super feliz... Corram estudantes !!! e ao mesmo tempo, com 1 ponta de tristeza porque eles não permitem, designers como eu e tantos outros, que andam “re”-começando sua vida profissional, aos 40, 50 , 60... estamos em permanente reciclagem, podem ter certeza!!! Reciclar não é um verbo só para a juventude neste momento, é sim, uma necessidade do mundo, temos que experimentar novos meios de expressão, temos todos que nos afastar das nossas certezas que estão sendo destruídas, vamos viver muito mais que nossos pais, minha avó com 92 anos faz tapetes, bolsas e almofadas de crochet, minha mãe com 70 anos desenha estampas que estou vendedo para meus clientes. E assim meu blog viaja por um planeta criativo e + 1 link do webaward...digitalthreads /Cultures/artwork

A descrição de fatos de moda como desfiles são super importantes porque resumem o que já está na beira do comércio, como pesquisa, tudo foi detectado fazem mais de 2 anos, mas acho que quem pesquisa o futuro da moda deve procurar também nos blogs brasileiros que tem como temas principais, o ambiente urbano x arte, art crafts X reciclagem... são todos inspiradosres, me parecem ser a leitura mais visionária que existe do futuro da moda, não são óbvios nem repetitivos , eu lembrei de alguns, arquivourbano, apocalipsemotorizado, ecotrendstips, thegreenproject, raquelmedeiros, neorama, mudeomundo, meuambiente e wearebags. Existem muitooooooos outros mas preciso terminar o post e trabalhar ;))

Nenhum comentário: