28 de jun de 2008

1 amigo, 1 e-mail, coroflot e eu

"Estou aqui do outro lado do monitor...” o post era sobre 1 e-mail pra 1 amigo fotógrafo que tenho fazem 5 anos na web, e que mora em Recife, mas escrever é assim, demora e vamos atualizando o conteúdo e o post original vira outro post ;))
O resumo do e-mail era sobre meu processo de reformulação de vida que começou à 2 anos atrás, a única coisa que eu tinha certeza é que eu tinha que reconstruir minha vida, desenvolvendo uma atividade "única" que eu dominava sem aumentar meus custos, o fato de já haver trabalhado em todos os elos da cadeia têxtil, mas não encontrar espaço aqui no Rio, primeiro pela idade, depois, procurar 1 emprego quando a oferta de salários é baixíssima e não cobre metade dos meus custos, e não esquecendo que existe uma garotada talentosa, recém-formada e que estes salários são ótimos... sim, era evidente que eu tinha que me reposicionar no mundo, não na cidade.... como?? pela web, simples não??
não é tão simples... a atividade única que domino e que não depende de investimento é o desenho, que tem que ser dividida com a manutenção da minha casa, que tem 4 andares, meus dois filhos pra cuidar, enquanto o mais velho esta morando na Alemanha, e +++ lavar quintal 5 x ao dia por causa dos cachorros, o gatinho morreu faz uma semana, dias de grande comoção aqui... ou seja, sou designer e dona de casa ao mesmo tempo e preciso, permanentemente, me auto-motivar e ter inspiração para produzir.
E assim na web comecei pelo blog, o primeiro objetivo do blog era me mostrar ativa, independente da idade, sinalizar meu posicionamento e, sobre tudo, incentivar a pesquisa... através dos links , é como caminhar entre novas idéias sobre moda e tendências de consumo, aliás em português, mi-cajon anda dando 1 show nos posts.
Aqui , quase sem escrever no blog, estou com 4mil visitas por mês, 50% dos visitantes, nos finais de semana são de outros países, resultado interessante porque sei que meu inglês é péssimo rsrsrs.
Comecei minha segunda fase na web, faz 1 ano, entrar em comunidades virtuais de moda e ilustração e encontrei a comunidade perfeita pra mim - coroflot, lá tenho pastinhas com exemplos de alguns trabalhos e uma das pastas é uma amostra da minha pronta-entrega de desenhos, está funcionando fazem 50 dias (2500 visitas mês)... fizeram 20 contatos pelo site (via e-mail) dos quais em 1 fui convidada a participar de um livro de arte, só sobre estampas, que será publicado na China e distribuído no hemisfério norte, e, 3 outros contatos, vendi estampas de fato, além de 1 serviço que o site oferece de te enviar por e-mail lista de links com trabalhos. O que significa uma frente de serviços e vendas nova fantástica pra mim!!! Quando o cliente escolhe uma imagem disponível no site eu, simplesmente, substituo por outra e assim mantenho 12 imagens sempre que acho que traduzem meu estilo, ou, o que tecnicamente gosto de fazer e que acredito ser tendência.
A 3º fase na web começou a pouco, são os concursos, não é exatamente para ganhar o premio, o valor que vc vai concorrer é apenas simbólico, antes do prêmio o mais importante é divulgar o seu estilo e, pense sempre, 1 link leva ao outro até chegar ao seu produto/serviço.
Como começar... organize sua coleção de imagens, abra e mantenha seu blog para saberem que vc está vivo, entre nas comunidades que ajudam à divulgar seu trabalho (imagens), são várias que conheço... a maioria que salvei também vende ilustração e não tem jeito, tem que entrar uma a uma, ler o conceito do link e, caso vc se identifica com a proposta, deixar sua marca/trabalho lá... até vc encontrar a sua comunidade perfeita que provavelmente vai fazer vc visitá-la quase que todos os dias para manutenção. Resumindo o foco não pode ser o premio, não é como as pessoas recebem seu trabalho ou o que vão pensar ou dizer de você, o foco é ter foco no que vc sabe fazer bem, fazer o que vc gosta, da sua maneira e divulgar!!! Por que estou em mais de 250 comunidades?? Porque a web é meu mundo, minha "única" fonte de comunicação, informação e de renda. Estar no flickr, que até hoje tenho, em número de visitas o mesmo número que tenho em 1 mes de coroflot, faz parte, o flickr começou primeiro! Depois veio o Icons que é um link lento... foi por curiosidade e por aí vai, a curiosidade me leva a vários links.... Hoje, cada comunidade, evoluindo sempre, desenvolve um conceito, aparentemente único, flickr não é pra vender nada... é apenas para estocar imagens o que já é bacana como conceito “ to share”. Visitar redbubbles, deviant art, behance, modepass e tantas outras, que cada vez mais oferecem serviços e serviços gratuítos, tem que fazer parte da rotina, e agora, links que "te juntam" em 1 link só rsrsrs olha não tem fim... seja vc novo designer, novo profissional, ou profissional já estabilizado, tem que se socializar na web se pretende viver mais 50 anos e fazer parte do mundo novo que está sendo criado cheio de novas tecnologias para conhecer e usarmos, novas profissões, novos conceitos de serviços e relacionamento, na web Vc é sua empresa!!!
Recebo convites para conhecer e participar de novas comunidades, hoje, das 3 que recebi, fiquei encantada com o conceito world of found, com slogan simples “by chance not design” ele certamente anuncia estes novos tempos... 1 X Q acredito que vc é que constrói sua sorte!!!

23 comentários:

Dona Mocinha disse...

Patrícia, sou uma das fãs do seu blog, adoro duas dicas, estou me formando em Moda no final de 2008, tenho 34 anos e "perdida" não sei o que vou fazer quando terminar, há um bom tempo venho pensando e precisando de uma guinada da minha vida profissional (montei uma confecção com minha mãe, mas não está dando certo e ainda sou secretária numa empresa de MKT) enfim, seu post de hoje, me deu uma injeção de ânimo, tenho o flickr p/ divulgar meu trabalho, mas nao estou tendo o retorno esperado. Enfim, valeu pelo post de hoje, vc está chegando a outras áreas (psicologia, kakakakaka).
bjsss
P.S.: Sou de Recife, quem é seu amigo fotografo?

santa mistura disse...

o meu amigo se chama humberto pereira ;)) ele também está passando pela mesma fase... alias todos estamos, o país está e o mundo também!!! A web é o caminho, claro que concluir a faculdade é o maior passo que vc vai dar neste ano. Ter um negócio próprio que envolve investimento e estoque, como confecção, olha!!! tem que ter muiiiiiiita coragem!!! porque tudo está sendo revisado, custos e preços de venda, a oferta de produtos com custo baixíssimo, a falta de liquidez, é uma crise mundial!!
eu vejo uma oportunidade em desenvolvimento de produtos reciclados, costumizados ou híbridos de materiais reciclados, mas não vejo estas oportunidades estarem acontecendo aqui no brasil... tá na web... etsy e outros links mencionados acima e links de venda direta de seu produto... se vc precisar tento fazer um post sobre estes links ok?? neste caso vc poderia continuar com a confecção com sua mãe... mas o flickr realmente quase todo mundo usou para vender algo e o link é só de estoque de imagem, teve gente que foi até expulsa e voltou com outro nome e continua fazendo a mesma coisa só que de 1 maneira mais discreta.... tá errado, quer fazer a coisa certa no lugar errado = não vai dar certo nunca!!!
olha fico super feliz quando leio um comment aqui, é sempre estimulante, apesar estar me dedicando menos ao blog, quero mesmo continuar com meu objetivo inicial que é como a web pode ajudar os designers à se desenvolverem ;))
obrigada viu?
bjs

Leen Marcon disse...

Oi Patricia, arrasou no post! Eu acabei de largar meu último emprego, pq me sentia pouco valorizada, tanto pelo salário quanto pelo trabalho mesmo! Ser estilista não é fácil, mas tomei a decisão de agora seguir em frente por conta própria, dar a cara pra bater e correr atrás! Eu tbém to nessa correria de web, pq é ela que nos liga ao mundo! Ao mundo todo mesmo! Acredito que pessoas como você merecem muito! Pq são raras as pessoas que conheço pessoalmente e que tem essa sinceridade que sempre percebo em vc. Extremamente atenciiosa e disposta a ajudar! Amo seu blog e to sempre ligada nele!
Beijo

santa mistura disse...

leen é um arduo e longo caminho a vida de freelancer mas o que é melhor é que de fato colocamos pedras em cima de pedras, quando trabalhamos em empresas vivemos um periodo de descoberta outro de realização e depois... depois nada!!! ou começa tudo de novo e vira como fui durante 20 anos a patricia da vila, da tng, da comask... e eu patricia de miranda tive que aos 46 anos de idade começar a aprender que meu presente e futuro só existe à partir do momento que eu for a patricia da patricia de miranda... e vc vai sentir tudo de outra forma, seus desenhos são lindos leen.... vai pro coroflot pões seu portfolio lá... ve as comunidades que estou coloca 1 unica imagem nelas para atrair visitantes pro seu portfolio, tenho certeza que vai rolar muiiiiiiiita coisa lá pra vc !!!
bjs e sucesso viu?? se tiver dúvidas me escreve. E mais uma vez obrigada pelo comment aqui ;))

Eudes de Santana disse...

Excelente post.
Admirável a "coragem" de mostrar todo seu caminho das pedras e detalhar tudo da maneira como foi.
Parabéns.
É sem dúvida muito estimulante.
Uso um pouco a internet p/divulgar meu trabalho tb, mas nada comparado. O texto me faz querer mais.
Parabéns mais uma vez pela iniciativa e pelo blog.
Abs

santa mistura disse...

eudes e vc?????? com seu trabalho maravilhoso de fotografia , vc tem que espalahar ele pela web!!!!
sua luz, seu estilo, eu amo!!!!!!!!

C. B. Whittemore disse...

Santa Mistura, What a wonderful example! Thank you for sharing it here and also for your comment. I hope you are well!

santa mistura disse...

I learn so many with your vision and blog!!! thanks for to give for us this pleasure!!!

Lila Maciel Pires disse...

Patrícia, super obrigada pela dica!!! Realmente a net hj é um mundo a explorar e, de repente, o caminho para dar continuidade naquilo q a gte encontrou q ama fazer... Já tô te divulgando e acho q suas dicas vão ajudar mt gte mais! Valeu, bjo!

santa mistura disse...

lila se vc for pro coroflot me acha por lá viu??
bjsssss

Santa Mistura disse...

Oi Patricia, adorei sua matéria, é super interessante e mostra como sair de problemas de uma forma criativa fazendo o que você gosta!

Eu vivo em Madrid e realmente aqui existe um movimento em ponto de ebulição de produtos reciclados, de consumo responsável, do DIY( do it yourself).
Esse movimento ainda não é forte aqui, mas lendo muita coisa na internet a gente percebe isso crescendo e ganhando cada vez mais adeptos. Eu acho bonito e muito interessante, pois isso abre espaço para pessoas com criatividade e talento.
Eu vejo o Brasil com uma capacidade enorme para isso, alguém tem que começar, ver as coisas lá na frente e fazer acontecer.
Conheço uma outra rede de venda direta ao publico aqui na Europa.

www.dawanda.com

Beijos
Thayza

santa mistura disse...

thayza que interessante o link, acho que hoje vouy publicar este e outros com o mesmo conceito para ajudar ;))

http://www.rendasoft.com disse...

muito bom

dani sá disse...

Estou emocionadíssima ...ao ler este post li um pouco do que está acontecendo comigo ...to tentendo me encaixar em uma nova cidade , num novo futuro,num novo ritmo, sua história me inspira a lutar! Sou sua fã!!! baraço e mais sucesso!

santa mistura disse...

dani querida estamos todos vivendo um momento incomum... o mundo está em transição... e a única coisa que sinto é que neste momento que temos que entender o que estamos perdendo, que não depende de nós e entender o que estamos ganhando... quais são as novas oportunidades. Eu tenho certeza que grande parte delas está na web. E toda sua energia está no seu lindo trabalho viu?? Escolhe algumas de suas imagens e vai colocando pela web . Sempre que eu tiver links que eu achar relevante vou colocando por aqui ou enviarei por e-mail viu? E super obrigada pelo comment aqui ;))
bjs

Cynthia CV disse...

Adorei o Santa Mistura!
Fiz um post no meu blog sobre o mesmo "World of Found". Tenho uma questão sobre "Can Design Save Your Life", que tem sido meu assunto. Quando der, dá uma passada no meu "Random Issues":
http://random-issues-cynthia.blogspot.com/
Nos vemos! Cynthia

santa mistura disse...

CYNTHIA VOU NESTE SEGUNDO CONHECER SEU BLOG!!!!!!!

flavia disse...

pat,
que bom que está vendendo estampas pela web e emocionando todo mundo com sua infinita vontade.
mergulhar aqui é sempre bom!
bjs

santa mistura disse...

flaviaaaaaaaa por onde anda vc??
obrigada pela visita viu??
continua escrevendo pro jcreport??
de notícias estou so como gmail viu??
bjsssss

Julia Amaral disse...

Oi Patrícia, Amei, amei amei com muita paixão este seu comentário e admiro seu esforço e empenho. Parabéns pelo seu trabalho, pelo blog, pela vida nova que você acreditou e construiu! Seu blog é dos mais descolados que conheço, você é muito SHOW, adoro seu jeito de comentar as coisas, quando fala das vitórias alcançadas pelos outros e também quando fala das suas próprias.
Sou designer também e estou na estrada à vinte anos, e simplesmente caí babando literalmente com o seu trabalho, seu estilo de postar e escrever, sua pesquisa, enfim tudo, tudo.
Você é SUPER, estas propostas são só o começo... Vai fundo, que Deus abençoe MUITO você!

santa mistura disse...

juliaaaaaaa super obrigada pela visita e ler seu comentário... adorei!!!
olha o blog eu faço pensando nas pessoas que me visitam que acho, brasileiros ou não, estão vivendo a mesma experiencia... pesquisando novos caminhos para sonhar com um futuro melhor tanto num mundo melhor como termos também mais qualidade de vida e desnvolver um trabalho que realmente nos deixe feliz e com muita vontade de desenvolver e pesquisar sempre ;))
é uma pena que eu não tenho conseguido postar tudo que queria mas as vezes paro um pouco e faço os resumos do que mais tem me marcado nesta viagem infinita que é a web ;))

Louise Calixto disse...

oi patricia
já nos falmos algumas vezes,vc inclusive já divulgou um workshop que eu dei aqui no rio.
sou muito mais ou menos em web,gostaria da sua opnião sobre as minha estampas,pois vou coloca - las no coroflot.
se tiver um tempnho dá uma olhada no meu flickr
www.flickr.com/photos/primaestampa
beijooooo querida
obrigada
Louise

santa mistura disse...

louise muito lindo seu trabalho!! amei as cores e a composição sim ;)) tenta fazer aplicação dela em produto de verdade.... pelo netaporter vc acha produto branco para fazer o layer, e ai é só entrar la no coroflot, montar seu portfolio e divulgar nas comunidades de estampa e ilustração e esperar o retorno... parabens viu?? e muitooooooooo sucesso para vc!!!!
ps: deixa no coroflot tudo sobre vc, e-mail... link da sua página etc e tal ;))