22 de fev de 2008

2008 à ABEST... + B = muito obrigada!!

Em 1984, eu tinha 2 gurus geniais, a dupla Geraldo/ Gledson, cada palavra, cada movimento, cada showroom... era como mergulhar num preview do que iria acontecer com o consumo de moda, os produtos eram super bem concebidos, refletiam as mudanças de comportamento, foi a primeira empresa brasileira que criou marcas que atendiam segmentos específicos - glews, gledson, americanino, joseph brothers... - e eles resolveram, na época, mudar o formato do negócio prevendo que a indústria brasileira ( e do mundo) passaria por um processo de transformação e onde o consumidor final seria o rei. Assim, deixaram de distribuir para multi-marcas, criando sua rede de lojas, e eu fiquei em pânico, pois representava 70% do meu faturamento , distribuído entre as marcas deles, na rede de lojas que eu trabalhava como compradora (Raça Dourada/ Sorocaba-SP). Talvez tenha sido o primeiro momento que vivi e descobri que nada acaba, tudo se transforma...
Andando pela fenatec/ fenit, descobri o Arena e o Promostyl, e salvei o faturamento da rede de lojas, começando a desenvolver 1 marca (inconseqüência) e coleção tendo o promostyl como bíblia, passaram-se 10 anos mudei de endereço, trabalho, fui para outras redes e repetia sempre a mesma assinatura, via empresa. Em 1994 , eu estava fazendo frees e minha dependência de informação continuava e, assim, juntei todos os centavos para comprar 1 book de tendências do promostyl (influences - verão 1996), que marcava uma mudança total de foco no desenvolvimento de produto, dividido em 3 temas principais: modern style, nature super-star e tecno-vision. Tenho o livro até hoje, que continua sendo moderno.
2008, vivo com freelancers como ilustradora e designer multimídia ( director), fazem 2 anos, continuo dependendo de informação, como todo estilista deve depender, minha fonte está na web e repasso o que me parece marcante para este blog em posts e links que às vezes parecem referências eternas, porque o que é belo sempre será atemporal, e sei que é praticamente impossível organizar tudo, ler tudo, ver tudo... então vou copilar um txt deste único promostyl:
"Eu gostaria que nós não falassemos de sorte e dos outros, dos bons ou maus, dos artistas e não-artistas, mas sim das coisas que nós juntos, obviamente, somos capazes de fazer..."
Este é meu agradecimento emocionado pelo lindo presente que a ABEST me enviou, seu book de produto - Inspiração Brasil - verão 2009. Um trabalho atemporal, belíssimo, com cartela de cores (pantones) ilustrações, fotos, estampas , tudo apresentado com diagramação impecável. + 1 marco na minha vida, ganhar um book pelo trabalho que venho fazendo neste blog e neste final de semana com muita calma... mergulhar nesta inspiração ( book Abest) que é o nosso país!
O link ABEST apresenta a associação de estilistas, eventos , notícias,.. amei, amei , amei !!! Vários estilistas brasileiros que amamos fazem parte da associação... só falta agora você!!

12 comentários:

Ale Carvalho - Lain disse...

Parabéns pra ti!!!! eu comecei a virar leitora de tendências de vestuário por causa deste blog! Adoro! O novo template ficou bem bonitão! bjs

santa mistura disse...

ale quando vamos estudando estas mudanças de comportamento tudo fica tão mais fácil nè? por que é seríssimo investir em produto não dá pra brincar, e estes resumos de bureaux que lemos na web aponta o iceberg e ai vamos atras dos links né?? E Este book da Abest é um escandalo, impecável... virei fã ;))
saudades dos seus comments ; )bjsssss

Paulandre disse...

Ia reclamar sua ausência...sempre dicas ótimas hein? Tenho repassado aos alunos, extamente pq eles precisam de estudar e é nos blogs assim que encontram sua fonte principal. =)

santa mistura disse...

oieeeeeeeee querido!!
pauloandre acho que 80% dos visitantes daqui do blog são estudantes, e eu adoro!!! as vezes tiram duvidas sobre alguns processos... enfim o blog nasceu dum projeto que eu tentei realizar na faculdade que eu trabalhava.. é paulo é verdade tem muito blog excelnete e com foco complementar né... marketing, modelagem, bordados, etc e tal.... ainda bemmmmmmmm!!!

Roberto disse...

Oi patricia, fiquei feliz com sua mensagem lá no blog, valeu mesmo pelo retorno! vou tomar a liberdade e incluir seu blog na relação de "Parceiros", pra dessa forma, estarmos sempre em contato. Um beijo!
www.sampameulugar.wordpress.com

santa mistura disse...

roberto seu txt no blog caiu como uma luva ;))

marina disse...

Patrícia,
Ima amiga minha, Carol Romão, trabalhou com você na TNG e falou o quão incrível essa experiência foi, a sua capacidade de ver o futuro do mundo e da moda, com tanta precisão, form muito importantes pra ela. Ela me contou essa história recentemente, mas há algum tempo leio seu blog e ele é fundamental pro meu crescimento como estilista, pois como freelancer ou não, em geral as confecções do Brasil, ainda não absorveram a importância de ter sempre informações frescas e certeiras ( caso do Promostyl, Arena, WGSN). Acham que é um desperdício de dinheiro...É uma pena! mas graças ao seu trabalho aqui, fico antenada com o que há de mais novo e importante e te agradeço imensamente, porque apesar da falta de investimento, quero fazer o melhor!
Obrigada
beijos
Marina Egger

santa mistura disse...

carol internacionalíssima !!!! ela é uma fofa e tem também a alma da pesquisa. Adorei trabalhar com ela também!!! aliás na tng fiz grandes queridas amigas... atalanta, telma ricci, marcinho
marina, hoje, eu acho que as informações de fato estão "todas" disponíveis na web, às vezes falta tempo para o estilista parar na empresa pra pesquisar, porque na crise as empresas se reformularam e o estilista anda fazendo de tudo um pouco... e ai se o faturamento não acontecer... então este blog é para abreviar o tempo de busca da informação que existe na web (free). A 20 anos até uns 8 anos atrás a web não existia, e ai realmente os bureaux eram tudo, eu preferia na época 1 bureau à uma viagem!!! mas hoje?? esta tudo dentro do seu monitor disponível para "printscreen" ou save as... ;))
e super obrigada pelo seu comment

jeanswear disse...

Que bacana! Adorei o post...

santa mistura disse...

super obrigada pela visita e comment viu??

flavia disse...

pat,
legal o post, tb amei o book da Abest. um trabalho bem feito.
deu pau no meu comp, perdi seu mail, manda de novo.
olha esse site que fofura: http://wearpalettes.blogspot.com/
bjs

santa mistura disse...

flaviaaaaaaaaaa meu e-mail é santamistura@gmail.com