15 de dez de 2007

WWF = plano de ação = consumo c/ responsabilidade

WWF Deeper Luxury = é um projeto que análisou o negócio das marcas de luxo visando compelir a excelência social e do ambiente, e como comunicar esta excelência aos consumidores.
Para ajudar estas marcas nesta tarefa, eles oferecem um plano de ação (10 passos - arquivo pdf).
O material é interessantíssimo, é bem abragente, e acho que vale salvá-lo para ler com calma. Não acho que ele se dirige apenas ao mercado de luxo, uma vez que a classe média "copia" o comportamento da classe A e as classes C,D sucessivamente...
Em outro lugar do link li as sugestões para os consumidores, "Act":

  1. Não consumir produtos de sua marca preferida se ele foi desenvolvido sem responsabilidade social. Pergunte /investigue, na loja ou via website sobre os locais de produção, qual é a pratica e política social adotada pela marca.
  2. Matéria prima:
    • Quando você compra roupas, olhe para a matéria prima, procure por matériais orgânicos. Tecidos desenvolvidos com materiais sustentáveis - hemp, bamboo ou algodão orgânico (todos desenvolvidos com a preocupação de não causar danos ao meio ambiente).
    • Quando você comprar jóias exija o certificado Kimberley das pedras preciosas. Pergunte se a marca é membro da iniciativa No Dirty Gold. Assegure-se que os metais preciosos usados tem certificado do Council for Responsible Jewellery Practices. Observe se as embalagens usadas são com materiais reciclados.
    PS: isso é tão sério, se o consumidor entender que ele é co-responsável por toda as agressões que ocorrem no meio ambiente e +, falando das nossas reservas indígenas, sofrem a décadas agressões, assassinam nossos índios como bichos para a extração ilegal de tudo que pertence a reserva- árvores, metais- Os agressores são marginais cruéis e extrativistas, que abandonam estes locais depois de esgotar a vida e a riqueza do local. Continuando as sugestões do WWF para o consumo...
  3. Verifique se a companhia aceita responsabilidades para o bem estar dos trabalhadores na corrente de produção, e das comunidades de que eles fazem parte. WWF acredita que este espírito do "Deeper Luxury"já está sendo praticado por diversas empresas, embora WWF não audita empresas:
  4. Pesquise por websites e blogs que escrevem e opinem sobre a responsabilidade- produção de produtos e serviços de luxo. Meu blinklist tem hoje 74 projetos + marcas + blogs.
VAMOS CONSUMIR COM RESPONSABILIDADE NESTE NATAL??

Nenhum comentário: