1 de nov de 2007

procura-se = 1 dia pela paz!!!


1 dia em 1981, meu filho Roberto nasceu e eu, com 20 anos, ficava algumas horas de algumas tardes no Parque Laje onde eu fazia retratos. Nossos modelos eram pessoas comuns, especialmente, 1 jardinheiro era meu favorito. Não importava muito pra mim a forma ou posição do corpo eu gostava dos olhos dele, me faziam pensar na vida, imaginava em seus olhos sua estória e misturava-a as minhas estórias. Pintar era como estar num refúgio de paz, onde eu podia esquecer meus dramas às tramas da vida, lá, a pintura se mistura aos livros e personagens criados por françoise sagan (o cão vadio), Aldous Huxley (admirável mundo novo), J.R.R. Tolkien (O senhor dos anéis), J.J.Veiga( a sombra dos reis barbudos), gabriel garcia marques (100 anos de solidão)... Diante da geração 80, que eram tão criativamente abstratos, resolvi abandonar a pintura e descobrir outras aplicações para minhas aptidões ligadas ao desenho, fui cenógrafa, figurinista , estilista e agora, ilustradora.

Hoje, fazer este post proposto por Lino Resende sobre a paz, parece 1 resgate de 1 certa forma, deste refúgio de sentimentos especiais, desejo de paz, esperança de paz, de sonhos que 1 dia encontremos a paz em qualquer esquina daqui, dali ou do mundo. Como se, neste planeta, todos nós fossemos jardineiros sem fronteiras, sem 1 horizonte que nos separe ou divida, repleto de jardins com ruas lavadas por longos rios de alegria, rios de janeiro à dezembro. E quem sabe, esquecer que 1 dia eles eram repletos de histórias de injustiças, de abandonos e negligência. Esquecer que a ambição de poucos é capaz de prejudicar a vida de tantos em processos exclusos impunes que comprometem até a vida do planeta.

O post, que Lino propõe, transcende nossa rotina, pede para participarmos ativamente por apenas 1 dia de nossas vidas como personagens importantes neste filme trágico da história humana e criar uma nova história sem fim com paz.

1 dia que desejei tantos dias em minha vida, dias sem guerras, sem fome, sem mentiras, sem esta violência toda que é banalizada pela mídia, 1 dia que a vida tenha 1 único sentido positivo.

Enfim, hoje é 1 dia pela paz nos blogs e é como 1 dia de 1 jardineiro que, com uma única semente, planta algo para, única e exclusivamente, deixar a vida mais bela, 1 dia de Lino Resende para lembrarmos e viver todos os dias!!!

obrigada Lino pelo convite

ps: a lista de blogs que escreveram sobre paz é enorme... copiei do lino ;))

Apoio Fraterno, Fábio Mayer, Nádia, Jeane, Vitória, Lulu, Jens, Letícia, Paulo, Acrosticomania, Simone, Grace Olson, Patrícia, Denise, Lila, Enoísa, Regina, Adão, Meg, Yvonne, Pianomanga, Sam, Denise, Alcinéia, Flávia, Luci, Raelma, Rivaldo, Livros e Literatura, Marta, Ernani, Meire, Guga Alayon, Eliana, Karina, Saramar, Van, Dona Minhoca, Tati Sabino, Bárbara, Bruna, João Bosco, Luma, Cejunior, Fernanda, Cris, Ricardo, Heitor, Sérgio, Verinha, Cláudia, Ingrid, Marcelo, Kátia, Entre Amigos, Oscar, Flainando, Cacá, Ru Correa, Renata, Soninha, Kall, Chawca, Isabel, Bett, Édson, Célia, Carlos, Rosa, Carla, Ana Libório, Juliana, Guto, Du, Marlene, Cris Penaforte, Lili, Patty, Cláudio, Marília, Cirilo, Márcia, Chuvinha, Aninha, Heminsfério Norte, Jandira, Silvano, Dita, Cilene, Laura, Stella, Elizabete, Janaína, André, Tina, Monalisa, Maíra, Aline, Do, Maristela, Francy e Carlos, Adriana, Mensagens, Ronald, Mirella, Betty, Euza, Samantha, Mércia, Ceci, Mirza, Morgana, Guilherme, Veridiana, AleB, Diário, Mani Adaia, Fernanda Ruiz, O Diário, Simone Zeller, Marco, Cristina, Sérgio,

25 comentários:

Saramar disse...

Olá Patrícia, muito prazer.
Realmente, eu creio que o sentido desta blogagem é justamente este que você mencionou: um dia para reflexão sobre a paz e sobre as formas de construí-la a partir dos nossos atos.
Parabéns pelo excelente texto.

beijos

santa mistura disse...

com todo coração escrevi sobre este convite feito pelo lino, tão singelo e tão nobre para os dias de hoje

Ronald disse...

Olá Patrícia, cheguei aqui através da blogagem e sinceramente espero que este 1 dia nos dê condições para multiplicarmos por 365, que multiplicado por décadas nos leve à um centenário de atitudes em prol da humanidade. Um enorme prazer em conhece-la.

Ronald

santa mistura disse...

ronald é sim ;)) temos que começar de alguma forma a tentar melhorar a vida de todos ;))
muito prazer e super obrigada pela visita ;))

J´adoreBags! disse...

maravilhoso!!!!! Com tudo q rolar é sempre bom chamar atenção, e repensar no rumo q as coisas estão!

Cissa

J´adoreBags! disse...

maravilhoso!!!!! Com tudo q rolar é sempre bom chamar atenção, e repensar no rumo q as coisas estão!

Cissa

santa mistura disse...

1 +1 sonho +1 +1 ... pode mudar o mundo 1 pouco que seja já 1 pouco né??

Samantha Shiraishi disse...

Oi Patrícia
as blogagens coletivas nos permitem conhecer novos mundos mesmo. Gostei do seu!
E o texto está bárbaro.

luma disse...

Até pensei que estivesse com preguiça de escreve o "um", depois entendi todo o sentido.
Se a cada dia somarmos uma ação e um pensamento positivo, ao final teremos permitido a nós e aos outros um pouco mais de consciência sobre o ato de viver; respeito a vida e ao ser humano.
Beijus

santa mistura disse...

samantha adporei seu post vou voltar sempre no seu blog de mãe ;))

santa mistura disse...

luma que doce descoberta de sua casa ;)) amei seu post também ;))

Lulu on the Sky disse...

Se todo mundo parar e refletir, acredito q valeu a intenção sobre paz.
Conheci seu blog através da blogagem coletiva do Lino Resende.
Desejo muita paz e sucesso pra vc.

Osc@r Luiz disse...

Patrícia, muito prazer.

A blogagem coletiva me trouxe até aqui foi um prazer ler a sua verdadeira reflexão sobre a paz.
Que possamos refletir sobre ela e colocá-la em prática não apenas um dia, mas 365 dias ao ano.
Parabéns pelo belíssimo texto.
Muita paz pra você!

Lara Lírica disse...

Patrícia:

A paz é construída a cada momento através de idéias, palavras gestos e principalmente ações. Parabéns, adorei o seu texto. Um abraço!

santa mistura disse...

obrigada lara e oscar, hoje foi 1 prazer ler o post de vcs sobre a paz, a propaganda sem imagem de W.Olliveto e o poema de carlos drumont de andrade ... nossa !!! tudo de bom !!!

Lino disse...

Patrícia:
Gostei muito da imagem de sermos jardineiros e estarmos cuidando de um jardim que precisa de todo o cuidado para, assim, chegarmos à paz. Realmente, se todos fizermos nossas partes, o sonho pode virar realidade.
Gostei muito de você ter participado e quero lhe agradecer esta participação.

santa mistura disse...

lino adorei "viver" este post viu?? é mais que só escrever, sua meme é linda!!!!!!!! foi um mergulho nos meus sonhos quase esquecidos, sonho de ver o mundo em paz.
super super obrigada pelo convite ;))

georgia aegerter disse...

Olá Patricia muito prazer em te conhecer.
Jardins e jardineiros sao personagens que nem todos conseguem ver neste mundo.

Grande abraco

santa mistura disse...

mas eles existem em todas as partes né georgia? quem não olha para o jardineiro não consegue entender o qie significa o nascimento de 1 flor, ela não nasce por acaso, se este jardineiro é um homem simples ou um pássaro, ou uma abelha, o que importa é perceber que o belo como a paz tem que ser plantada, não virá como 1 acaso ;))

Grace OLsson disse...

Olá Patrícia. Vim te visitar, te conhecer e saber o que pensas sobre a PAZ na TERRA. A PAZ é o´início de tudo. Se pararmos para pensar a criança vem ao MUNDO(esteja onde estiver)MUNIDA DE PAZ. E é por elas que DEVEMOS LUTAR SEMPRE PELA PAZ.
Grace Olsson

BFSEMANA

Magui disse...

Belo texto e pela similitude.Tem razão .

santa mistura disse...

obrigada grace e magui pelo comment viu??
BFS ;))

A Gata por um Fio disse...

obrigada pela visita, e também a essa blogagem coletiva que nos permite o contato com tanta gente talentosa...

Leen Marcon disse...

Eu achei o post maravilhoso! Entrei em vários blogs que falam da paz, e acho que por mais consciente que estejamos, ela nunca chega realmente a ser uma realidade!!

Beijos

Anônimo disse...

Está linkadissíma!!

beijocas!


elisabete cunha