5 de mar de 2007

mapas + megatrends + psfk

Impossível não retomar ao mega mapa postando no return on innovation , desenvolvido por psfk, como pano de fundo o link failure of a revolution. Megatrends importantíssimas detectadas e apresentadas com linguagem fácil e com paradas obrigatórias para a moda. No curto e médio prazo, a moda terá que equalizar as palavras e expressões... ‘Extra lifetime’ o envelhecimento da população mundial (60 anos são os novos 40), ética, sustentabilidade, globalização, produtos premium, personalização, em meio ao desenvolvimento acelerado de novos grupos de consumidores (hiper-segmentação), da evolução tecnológica, do crescimento demográfico, do New lifestyle apontado pela economia de rede e influências psyco-geográficas, baseados na disposição ao consumo, crenças e ocasião, onde os novos produtos combinarão técnicas e processos dos campos da psicologia e ciência social, associados aos lançamentos mundiais de produtos, de tecnologia e da produção cultural. O sistema de moda espalhado agora através de todos os outros setores, de cosméticos à carros e serviços. A moda, aparentemente efêmera, é construída com base sólida sobre novos conceitos da realidade mundial, sempre subjetiva e verdadeira, um novo Marketing - back to the basics, sem promessas excessivas, vende experiências verdadeiras e tem comunicação dirigida a grupos definidos sócio-economicamente. Encontramos uma infinidade de temas (desafios) que teremos que resolver, destaco:

- A busca do equilíbrio de vida no ambiente urbano.

- A aventura do sensorial como fonte de inspiração.

- A criatividade com riscos, a busca de raros talentos e a hiper-inovação como desafio permanente num mundo que se transforma minuto a minuto. E como se manter informado de tudo? O que faremos com o excesso de informação? Como este mix de informação estará equilibrado num 1 produto ou coleção?

- Qual o impacto da mídia eletrônica no consumo/cultura popular? Fica a pergunta... quando nossa industria têxtil irá de verdade para web??

- Democratização do luxo - produtos e serviços se tornam commodities rapidamente e tem seus preços mais baixos para o consumo, as margens de lucro diminuem e qual será o limite para não acontecer a banalização e estagnação do consumo de vestuário, acho que já está acontecendo.

- Nano-lifecycles tornar-se a norma para a maioria de produtos e serviços.

- Especialização crescente desafia a capacidade de competir e a falta de habilidade como desafio num mundo que se especializa. Nosso governo e empresários terão que investir no aporte de novas tecnologias para nossa indústria. Termos acesso à novas Tecnologias é um fator fundamental para participarmos do mercado globa?? Pergunta que WGSN não me respondeu no espaço Motaporter.

- Custos baixos para ganhar mercado X Cross Pollination X consumo híbrido X Customização em massa (equilibrar lucro com satisfação do cliente)

8 comentários:

Ale Carvalho-Lain disse...

Este seu post questionador (adoro essa inquietude nas pessoas) geraria VÁRIAS pesquisas de mestrado, doutorado e por aí vai.. ;) bj

santa mistura disse...

ahahaha aleeeeeeeee exageradaaaaaaaaaaa
bjssss

Julia Salgueiro disse...

Eu não sei se eu saio gritando ou se morro de te agradecer. Vc acaba de me dar um "problema" de pesquisa pra meu trabalho do MBA!!!
Garota!!! MUITO OBRIGADAAAAAAAAA!!!
BJuxxx mil

santa mistura disse...

esse mapa é para pirar juliaaaaaaaaa

J´adoreChic! disse...

Mulher,

desse jeito meu trabalho final será o bicho, very thanks!!!!!

Vc já foi professora? Manda muito bem!!!!!!!!!!

Bjes.
Cissa

santa mistura disse...

cissaaaaaaaaaaaaa vc também anda sumida rsrsrs
este material eu montei para umas palestras que dei em SP na semana passada sobre trends rsrrs mas o tempo era curto e muita coisa não consegui falar então coloquei alguns tópicos aqui ;)) que bom que vc gosto ;))) fui professora de desenho tecnico e de moda e pesquisa de moda no senac por 1 ano a quase 20 anos... o tempo passaaaaaaaa o tempo voaaaaaaaa rsrsrs

J´adoreChic! disse...

Mulher eu estou fazendo os trabalhos finais, mas pensa q ñ fico louca por passar aqui qdo leio tanta coisa massa.

A propósito este seus matérias estão bacanérrimo, sou sua fã!!!

Help: vc sabe de algum livro de desenho técnico de bolsa, livros sobre o assunto, artigos, enfim tudo me interessa, vou te mandar por email um desenho de uma produto que fiz no corel.

Bjs, e tudo de melhor p vc!!!

Cissa

santa mistura disse...

cissa esta semana li em algum blog brasileiro sobre um lançamento do senac com uma dupla de designers que fizeram um livro de desenhos técnicos mas qq coisa escreve para o meu e-mail santamistura@gmail.com que eu te envio uns materais que tenhoem corel está bem??