28 de nov de 2006

Louis Vuitton

o natal está chegando...1 hotlink da Louis Vuiton belíssimo = 1 revista virtual numa noite feliz... noite feliz ...
No link da marca, coleção completa e eu amei a linha de carteiras (animação em monogram groom collection) com 1 personagem parecido com TinTin que em 2007 a Belgica irá comemorar em diversos eventos os 100 anos do nascimento do criador do personagem Georges Remi.

27 de nov de 2006

Tudo sobre cores...

Reagimos a cores instantaneamente e espontaneamente, em programação visual é o elemento mais importante de "comunicação emocional". Tem um impacto profundo nas escolhas que fazemos no nosso cotidiano. Então cores interferem na nossa emoção e nossas emoções podem ser traduzidas em cores. Podemos analisar ciclos de cores na moda que refletem a economia x emocional da sociedade. Com 1 post gigante o blog Digital World coloca vários links que falam sobre cores, ferramentas para ajudar, teorias, etc e tal. outros links sobre cor... no meu blinklist.com/santamistura/color/
aos pouquinhos estou colocando os links lá... vai ficar ótimo ;)) mas tenho uma mudança de casa, nos próximos dias, para fazer e o blog da santa... blinklist e illustrationsPM vão ficar meio paradinhos ; ((((((((((

26 de nov de 2006

(RED)alert with Dazed Digital

Dazed convida a enviarmos 1 video ou imagem para fazer parte da maratona virtual (24 horas) que acontecerá no dia 1º de dezembro (RED)TM and the global fight against AIDS.

Seu trabalho será visto ao lado das peças de Patti Smith, Bjork, Anton Corbjin, Roman Coppola, Sir Peter Blake, Rankin, David Sims, Martin Parr, Helena Christensen, Mike Figgis e muito +.

Art Face Off

Art Face Off é um link que vc coloca algumas imagens suas, com valores de venda, resolução original da imagem e elas irão para um ranking, permitem vc postar até 24 imagens, seu link do portfolio, etc e tal ... visitei, super fácil de fazer o upload é free . E rondando pelo link tem muitos designers com trabalhos super diferenciados distribuídos em diversas categorias. Via techcrunch

Diesel Denim Gallery, NY

Lojas com posicionamento entre espaço comercial e galeria de arte (NY, Tókio e Osaka) "Linkam" Diesel à arte contemporânea. Exibições bimestrais acompanhado de produtos "edições limitada".
Via die-gestalten

24 de nov de 2006

what do you see?

Daspu + Game over = via About Fashion

e continua 1 chuva de posts excelentes sobre moda...

de cientista e louco todos nós temos 1 pouco...

Dei uma olhada nos videos + assistidos no link Revver (... is the first viral video network that pays. We believe in your talent and your right to share it with the world on your terms. Set your video free... ) o recordista com 3681579 coca diet e menthos e na capa a série lonelygirl15 com seus depoimentos/ ficção que foram percebidos como um fenômeno virtual... via serendipidade. Continuando, outro post interessantíssimo no blog bluebus 1 livro feito para adolescentes sacode os executivos de marketing - cathysbook, super interessante o conceito do livro... e assim vamos entendendo + sobre o mundo das novas gerações onde a web faz parte da vida/ rotina... 1 mundo plural, divertido, intenso que, com certeza, aporta novos valores estéticos, comportamentais... meio tech + meio louco = todos nós somos 1 pouco ;))

KUKUXUMUSU Camisetas y dibujos

era 1 X... Gonzalo, Koldo e Mikel queriam fazer algo divertido...
Começaram
à vender camisetas com ilustrações, porque as opções que conheciam eles não gostavam...

Hoje
KUKUXUMUSU é uma pequena empresa dedicada
, sobretudo, a desenhar e adaptar seus desenhos em multiplos suportes (camisetas, postais, cerâmicas, chaveiros...) e assim... no e-commerce podemos conhecer a coleção ... fofa, a papelaria é o máximo, mas as bolsas de tricot...
e assim... com 1 delas eu viveria feliz para sempre indo a prainha /RJ + 1 livrinho + protetor solar + meus filhos surfando + coca-cola... ;))

21 de nov de 2006

ouro + prata + outras preciosidades = Havaianas

Nova coleção verão 2007 Havainas - slim = com alças metálicas + mais fininhas = puro luxo!!! top post do top blog carinecunha ;))

trabalho além do horizonte = oDesk

A internet está mudando o mundo, eu não tenho dúvida nenhuma que idéias geniais que estão surgindo na web, colocarão em cheque tantos conceitos que temos sobre tudo... social networks para troca de informações, para rankear produtos, preços, serviços...
A estrela do post de hoje é oDesk. Conheci o link neste feriado de 2ºfeira, via techcrunch, a proposta (oDesk ) me pareceu tão necessária que escrevi diversas vezes para eles, para tirar dúvidas sobre como funciona o link ou se era um sonho que eu queria subtender com meu inglês macarrônico ou se eu tinha entendido tudo errado. Entendi tudo certinho mesmo!!!
Eles são uma agencia virtual com salas virtuais prontinhas para receber clientes e profissionais. As horas são medidas e o profissional ou time de profissionais envolvidos se comunicam através de microfones e webcam. Ou seja, se eles tiverem um cliente que deseja uma logo, ou uma ilustração, e mais fortemente, nas áreas de TI e webdesigner. O profissional analisa o projeto e se aceitar, vai para sala virtual trabalhar diretamente de sua casa. Os profissionais e empresas atravessam fronteiras trocam idéias e desenvolvem projetos, o pagamento é por hora trabalhada. Genial Genial Genial... Tem 1 programa que vc instala que registra todos os seus passos no computador, por exemplo, num determinado momento do dia eu estava fazendo mais uma ilustração para papelaria, com o tema renascença e está tudo salvo em tumbnails, enquanto eu permiti, o programa ligado registrou "todo" meu trabalho do dia.
O que eu mais gostei é acabar com a farsa das agências de emprego que "cobram" antecipado no Brasil para divulgar CV, eu passei por experiências péssimas, uma entrevista ou outra que nunca dá em nada, que muitas vezes, acrescidas do custo de 1 ponte aérea, era para escutar quanto eu tinha que gastar +... o futuro está chegando ... está no fim os trambiques, o dinheiro fácil, o cabide de emprego, os padrinhos, estas agências convencionais que exploram o momento de transição do profissional que procura emprego... Assim no futuro que começa agora, quem for 1 bom profissional, independente de origem, raça, status social, vai ter o trabalho merecido e será remunerado corretamente por isso!!!
É importantíssimo se atualizar sempre e estudar inglês, para ler, escrever e falar, que sem dúvida é um idioma que cada vez mais se fortalece e para mim parece o idioma oficial da web ;))
No link existe um vídeo/ tutorial que demonstra como funciona todo processo. Desejo todo sucesso para este projeto oDesk e para todos que fizerem parte dele... você??

18 de nov de 2006

Mercado Competitivo

"Mercado Competitivo - A informação que você precisa" e o slogan define muito bem o link. Super informativo, mkt de moda, fashion news, etc e tal. Tudo em português. via fashion bubbles. Voltando ao link Mercado Competitivo, foi super curioso saber que Imelda Marcos cria sua linha de acessórios, ex-mulher do ditador Ferdinando Marcos que provavelmente foi o mandante do assassinato de Benigno Aquino casado com Corazon Aquino que estudei com a filha Cristina em Lausanne, hoje, ela é apresentadora de TV, 1 familia exemplo, todos super gentis e educados, 1 doce, como é todo o povo filipino... tem coisas na vida que não dá para entender, 1 consumidora fanática que deixou o mundo perplexo ao apresentar seus 1500 pares de sapatos, em vez de estar fazendo 1 tratamento psiquiátrico, resolve fazer moda, co-responsável pela dor causada a família Aquino e além do caos social das Filipinas... espero que ela vá a falência rapidinho!!

twirlywhirly | hand-made jewellery, accessories, and +

tem produto que tem alma... e este link é exatamente isso, 1 coleção hand-made de bijoux + arte + craft = 1 alma encantadora

17 de nov de 2006

Art Partner

Art Partner é 1 agência com escritórios em NYC, Paris e Londres. Para quem ama fotografia de moda... David Sims, Mario Sorrenti, Mario Testino entre outros. O link também apresenta outras imagens produzidas por "stylings", especialmente, ameiiiii Lucinda Chambers ;))

Wall iT!

e assim vão surgindo os novos verbos dos serviços criados especialmente para nós "Wall it... by Blinkx", que cria uma "parede" que resume os últimos vídeos, à direita amostra fragmentada do vídeo, ou vc escolhe para assistir o video completo ;)) via beet.tv

USE YOUR ILLUSION

preview Vmagazine - use your ilusion... poucas imagens + estimulam a relembrar e pesquisar a obra de Escher

mangacurta

"mangacurta.com é um concurso de Design de t-shirts 365 dias por ano. Os desenhos enviados são pontuados publicamente. Após o período de avaliação são seleccionados alguns dos mais pontuados para impressão em t-shirts mangacurta. Serão produzidas em séries limitadas e assinadas. Os autores dos desenhos vencedores são premiados."

16 de nov de 2006

Casualize-me

infosthetics ... apresentou o link, explicando este sistema de busca/link, bem diferente, visitei e pesquisei minha palavra chave "fashion", o resultado foi um txt explicativo do termo , com imagens desordenadas que quando clica cai no link que postou a imagem, e diversas palavras que ficam soltas e que cada uma é uma wiki... assim se clicamos sobre a palavra , encontramos mais outras palavras e imagens infinitamente.
Minha justificativa do post: tudo está interligado, o mundo é complexo, pesquisar conexões faz parte do cotidiano de quem pesquisa e desenvolve produto então casualize-se !!!

Vintage Modern Handbags Designer Purses Bags & Fashions

bolsas que são esculturas + bolsas para noite + bolsa e + bolsas com design super especial ;))

wiki about + techcrunch = 52 weeks

e post começou no techcrunch... "A Wiki About ..." o post fala sobre wikis e novos serviços e sites que utilizam esta tecnologia, exemplo, about us, como meu foco é moda encontrei esta curiosa tecnologia associada ao e-commerce café-press e aprendi que o ano tem 52 semanas e eles criaram uma forma diferente de vender camisetas, toda semana oferecem uma nova coleção, que até, podemos enviar arquivos para participar... cafepress52tease usa 1 sistema interno de busca com "tags" = "temas" e "52 semanas" = "52tease"
... ainda vou aprender a usar wiki ;))

Explore photos tagged fashion - Vox

vc cria seu link com vox.com e aí coloca seus posts, fotos, audio, vídeos, etc... à princípio carregou bem + rápido que os irritantes fotologs da vida. Eles tem 1 sistema de busca por tag ou palavras que carrega em segundos todos os posts dos "vox-zeiros" ;)) sugiro para quem tem um fotolog que tente esta opção free ;))

15 de nov de 2006

KENZO

O que eu admiro em Kenzo é sua modernidade, a incrível mistura com coerência e heterogeneidade, eu amo o meio pessoal de misturar gêneros aparentemente diferentes em estilos, e a poesia natural que acontece quando são montados. Desenhar para kenzo é uma emoção muito forte, um desafio real. Antonio Marras
a coleção toda está belíssima, cores densas , estampas e harmonias que podem ser vistas em vídeo ou fotos. Normalmente a pesquisa de tecidos na coleção Kenzo é sempre um mundo à parte, mas ainda não podemos ver tão de pertinho os tecidos na internet não é mesmo??

i´m back to NORMA KAMALI´s link

a coleção sempre enorme, forte em malharia, agora com + cores, listrados e estampas, além de conhecer modelo a modelo no link... jersey, jersey swimwear, swimwear, suitting, sleeping bag coat, everlast , agora + PDF separado por segmento... e muito ++++++++++++++

13 de nov de 2006

cada coisa está em outra...

10 ways , em colaboração com 5 designers, criou 10 meios/ experiências com interação que exploram a linguagem visual... todos os projetos são maravilhosos. especialmente este projeto ao lado (link) foi criado com 1 fotografia, que quando vc clica em um ponto de numa imagem voce descobre outras imagens que compunham a original e assim sucessivamente vc mergulha numa corrente interminável de imagens. O post sobre este link estava na categoria design deste blog em maio e agora descobri a mesma experiencia adaptada a coleção Uniqlo...
e para inspirar 1 trecho do "poema sujo" de ferreira gullar

O homem não está na cidade
como uma árvore está num livro
quando um vento ali a folheia
a cidade está no homem
mas não da mesma maneira
que um pássaro está numa árvore
não da mesma maneira que um pássaro
(a imagem dele)
estava na água
e nem da mesma maneira
que o susto do pássaro
está no pássaro que eu escrevo
a cidade está no homem
quase como a árvore voa
no pássaro que a deixa
cada coisa está em outra
de sua própria maneira
e de maneira distinta
de como está em si mesma
a cidade não está no homem
do mesmo modo que em sua
quitandas praças e ruas

+ info sobre o poema click aqui


LIFE*FEVER = trendspotting

1 blog lindo, com homenagem a designer colombiana que amo - Catalina Estrada, voltando ao blog, os layouts para apresentar os links estão todos lindos, eles são de moda, design e tendências

ClipBandits - First Internet Band Creates Video Without Ever Meeting

via trendhunter - The Clip Bandits é a primeira faixa musical criada no mundo virtual. A Banda se encontrou no YouTube e eles escrevem, compõem e tocam suas músicas juntos online. Aliás, eles mesmos fizeram seu vídeo de música online, sem jamais estarem no mesmo lugar. Eles só se conhecem virtualmente via YOU TUBE" já pensou ?? O envio da criação e envio virtual eu já faço agora saber que todo o processo foi criado e chega até, virtualmente, à um produto final?? em moda ainda não vi e vc??

10 de nov de 2006

Gabriela Pegurier blog e SP

hoje, fiquei lendo os posts do blog da gabriela e deu uma saudade enooooorme de SP, ler sobre a inauguração de novos espaços de moda/ arte, exposições... ler o blog é como pegar uma ponte aérea pra SP com direito a receitinhas especiais e tudo ++++++++++

Adriana Barra

e o site abre com... "estamos no Rio de novo"... que bom!!! tudo está 1 escandalo de lindo!!! o site todo, a coleção... tudoooooooo
via radar55 que todo dia envia 1 e-mail com suas grandes descobertas apresentado o melhor que está acontecendo no Rio de Janeiro.

Celia Birtwell for Topshop

em abril deste ano, Topshop encontra Celia Birtwell,com convite para desenvolver coleção que pode ser conhecida neste hot link, este resgate maravilhoso desta designer que vestiu nos anos 60/70 ídolos como Jimmy Hendrix, Beatles, Rolling Stones e figuras marcantes da época como Twiggy, Paloma Picasso, entre outros. O hot link é lindo, tudo tem que ser visto... a coleção... reminisce... enfim descobrir tudo sobre esta papisa da moda!!
via o blog excelente inthestores que continua colocando várias referencias de estampas encontradas na sua pesquisa em Londres... então... enjoy it!!

Brittique.com

o link é 1 e-commerce, mas a seleção de novos designers e suas coleções merecem o post... adorei!!! via (+ 1 X) urbanjunkies

9 de nov de 2006

Coutorture It = social fashion news

eu conhecia o social commerce mas descobri agora1 novo modelo de link ........Coutorture It....... cada blog entra com pq txt resumo do post do dia e assim o "estimado visitante" tem 1 resumo de todos os posts dos blogs que escrevem sobre moda, comportamento, tendencias, etc e tal, ainda com opção de escolher os post mais recente ou os mais populares ; )) ou seja é um social fashion news. O ed do fashion Bubbles começou um projeto para nós brasileiros esta ainda sofrendo alguns pequenos ajustes mas já esta no ar nosso social fashion news modaxp.fashionbubbles

april 77 + siwy jeans = jeans justérrimo

radar55 destaca a marca april 77 como exemplo do "novo fit" justérrimo, que no link vc tem 1 pdf para abrir e conhecer a coleção. Outra marca de jeans que é destacada pelo querido blog aboutf é a siwydenim, marca nova-iorquina novinha. Ambas coleções fundem alfaiataria com o fit skinny, destaque também nos desfiles de Chanel e Marc by Marc Jacobs ;))

Lucky Brand Jeans - Kits

kit pronto?? e assim Lucky Brand solucionou o seu e-commerce tornando -o + atraente ; ))
via therunwayscoop

Techcrunch » Riya’s Like.com Is First True Visual Image Search

Riya, atualmente é uma empresa com 1 sistema de busca de foto focalizada que faz reconhecimento facial, uma mudança estratégica significativa de produto entre as opções atuais. O Riya continuará como é, mas a companhia evoluiu na tecnologia e criou 1 novo produto ... like.com
fiz o teste, após ler todo o txt do techcrunch... e realmente é incrível!!
escolhi um modelo de bolsa, depois , metálicos e sobre 1 imagem da bolsa que mais gostei, selecionei uma área, o sistema pergunta se eu gostei das cores ou do "modelo" , escolhi ambos, e assim pouco segundos depois surgiu 6977 bolsas com o mesmo conceito ;)) já pensou a aplicação infinita deste novo sistema de busca para imagem??

Oxford Street | London W1 | Shopping

+ 1 mapa de londres, vc escolhe o segmento, eles listam a marcas disponível na Oxford Street, vc escolhe a marca, eles dão a localização com o link, exemplo MEXX.
via Urban junkies

8 de nov de 2006

o Rio de Janeiro continua lindo...

mas trabalhar com moda?? é PUNK
vejo pelo site meter 1 monte de visitantes do Rio de Janeiro, fico curiosa... gostaria de saber se estão trabalhando diretamente com moda ou sonham trabalhar com moda?? Minha visão atual sobre a cidade do Rio de Janeiro e este segmento é de presenciar um kaos completo... ando nos shoppings e acho assustador o aprontamento das lojas... vitrines abandonadas, uma desordem interna que reflete o que devem ser as empresas...
A falta de harmonia na organização dos produtos expostos, equipes comerciais mal preparadas, erros graves de iluminação... uma cópia geral do estilo "espaço fashion" uns com um pouco mais de qualidade outros não, o uso enorme do viscolycra... que horror!!! e a grande maioria das empresas o dono é o Deus que cria tudo em 7 dias, contrata assistentes sem experiência com salários baixíssimos, controla todos os processos no lápis, computador?? ele fica á distância... será que estou errada??
Todas as empresas que pesquisei e/ou fui entrevistada, fiquei tão pasma com a falta de processos que ficaria muito feliz se eu prestasse consultoria apenas para acertar estes processos... o que não falta são estilistas criativos... mas como eles trabalham??? sem poder viajar ou pesquisar novas fibras e tecidos, sem conhecimento técnico para desenvolvimento de modelagem, vi desenhos e croquis belíssimos ( à mão) que não equivalem ao produto final, normalmente, desconfigurados pela modelagem ou produção. Vcs sabiam que muitas das empresas restringem a equipe de produto acesso a internet??
Raros estilistas conseguem fazer desenhos no computador?? também raros os que conhecem tecidos... caimentos... então que resultado podemos esperar da moda carioca?? Acho tudo alarmante. Desde que cheguei no Rio, me senti a margem. Pensei que 20 anos de experiência, com histórico profissional de resultados em SP, eu conseguiria contribuir para moda local... enfim trabalhei na Chreemtex (importadora de tecidos de luxo), depois montei a santamistura na hora errada e me descapitalizei, ao mesmo tempo que me dediquei, tempo integral à Universiade Estácio de Sá, onde fazia pesquisa sobre novos produtos de educação para área de moda, e lá se foram mais 2 anos que viraram pó, projetos e projetos, inclusive do que seria o primeiro blog de 1 universidade no Brasil, hoje uma nau abandonada... e cá estou de cabeça pra baixo, viciada em informação, tocando o blog, afastada da minha área de atuação por uma série de fatores... salário, idade e 1 conhecimento que me exclui do mercado de trabalho no segmento de moda no Rio .. acreditem se quiser!!! a ultima empresa que fui entrevistada a dias atrás falou que apesar dele ser um grande distribuidor de tecidos para as empresas de moda/Rio, pelo meu CV ele acha que me afastei da moda. Será?? e o blog?? o que é o blog da santamistura??
meu pai me dizia que eu tinha que ser a melhor no que fazia, minha meta sempre foi pesquisar e desenvolver novos produtos ... fazem 25 anos... tá tudo errado!!! Meu pai não sabia o que se tornaria esta cidade cheia de garotinhos, rosinhas e maiassssssss
Várias pessoas me escrevem e-mails pedindo para dizer o caminho das pedras... e o caminho é de pedras??
Enfim, trabalhar, hoje free, como ilustradora me resgata como designer mas presenciar uma massa de novos estilistas, não formados para o mercado de trabalho, ver 1 investimento absurdo dos empresários em produtos que são ou viram 1 lixo nas lojas... estes gaps e abandonos entre moda e consumidor... Socorro!!! para o mundo que eu quero descer!!! então minha única e sincera contribuição é este blog, que ele cresça muito, que ajude aos pesquisadores e profissionais encontrarem novas direções para pesquisa e já que o "sistema" não dá estrutura.. agente inventa : ))
E infelizmente eu vou diminuir meu ritmo de posts porque vivo da produção das ilustrações ... mas não será uma nau abandonada jamais ; ))

o futuro ... suposições 2016

esta madrugada Cissa pediu um comment sobre o futoro da moda...complexa a resposta cissaaa... respondi no comment do post abaixo + especificamente sobre a moda e como profissional da área de moda, tenho que escrever também sobre o que penso do presente e futuro do mundo... educação

"Não quero que a minha casa fique cercada de muros e que as minhas janelas fiquem fechadas. Quero que as culturas de todas as terras soprem sobre a minha casa tão livremente quanto possível. Mas recuso-me a ser derrubado por qualquer uma delas". Mahatma Gandhi

Com esta citação consigo definir o desejo dos novos consumidores... e assim vamos lá ...
R
eflexões sobre as conseqüências da globalização na economia e a maturação da Era do Conhecimento que deslocam o eixo da riqueza e do desenvolvimento de setores industriais tradicionais - intensivos em mão-de-obra e matéria-prima - para setores cujos produtos, processos e serviços são intensivos em tecnologia e conhecimento. A tendência imediata da importância das entidades de ensino que assumem novo papel à formação de conhecimento voltado e estruturado nas relações, forma e conteúdo do trabalho, com caráter cada vez mais “informacional”, com implicações significativas sobre o perfil do mercado de trabalho. Os impactos dessas mudanças — sobre as relações entre o trabalho morto ou mecânico e o trabalho vivo, bem como entre o trabalho manual e o intelectual e, de modo mais geral, sobre o novo papel do trabalho na agregação de valor, na valorização do capital, no valor dos produtos que depende cada vez mais do percentual de inovação, tecnologia e inteligência incorporadas. Tais mudanças têm um profundo impacto na economia do mundo e em nosso país.

algumas reflexões e análises...

  • A convergência do conhecimento- A convergência das tecnologias de informática, telecomunicações e mídia, incentivam o crescimento de indústrias de bens intangíveis e serviços interativos: software, entretenimento, publicações, comércio eletrônico, entre outros. A constituição de formatos organizacionais específicos entre diferentes tipos de agentes sociais e econômicos, em ambientes propícios para a geração de inovações, envolvendo desde etapas de pesquisa, desenvolvimento e produção, até a comercialização. Tais formas de interação vêm interligando as diversas unidades dentro de uma empresa, bem como articulam diferentes empresas e outros agentes — destacando-se, particularmente, instituições de ensino e pesquisa, organismos de infra-estrutura, apoio e prestação de serviços e informações tecnológicas, governos locais, regionais e nacionais, agências financiadoras, associações de classe, fornecedores de insumos, componentes de tecnologias e clientes — visando promover uma fertilização cruzada de idéias, responder e se adaptar às rápidas alterações, com a promoção de mudanças e aperfeiçoamentos nas estruturas de pesquisa, produção e comercialização.O aspecto negativo na convergência do conhecimento da sociedade do futuro está na difusão do modelo de cultura ocidental (e por omissão, ou modelo de educação) que promove a globalização apoiada na educação de massa e nas tecnologias de comunicação, particularmente a Internet e a Mídia. Fornecendo tanto oportunidades como ameaças, seus promotores argumentam que cria a melhoria do ambiente econômico faz prosperar a saúde educacional e cultural. No entanto, os padrões culturais econômicos por que tal 'melhoria' é medida mascara uma transgressão cultural, profunda, e de longo alcance. Muitos acadêmicos não-ocidentais e pesquisadores percebem esta tendência como forma de egocentrismo ocidental e imperialismo cultural condescendente, que invade culturas locais e estilos de vida, aprofunda as inseguranças de identidades nativas e contribui à erosão de culturas nacionais e tradições históricas.
  • Novos processos de aprendizado

ü Desenvolvimento de capacitações científicas, tecnológicas e organizacionais e esforços substanciais de aprendizado com experiência própria, no processo de produção (learning-by-doing);

ü Comercialização e uso (learning-by-using);

ü Busca incessante de novas soluções técnicas nas unidades de pesquisa e desenvolvimento ou em instâncias menos formais (learning-by-searching);

ü Interação com fontes externas, como fornecedores de insumos, componentes e equipamentos, licenciadores, licenciados, clientes, usuários, consultores, sócios, universidades, institutos de pesquisa, agências e laboratórios governamentais, entre outros (learning-by-interacting).

  • As profissões do futuro

As profissões também passam por um processo de mutação espetacular. Dado o maior valor atribuído ao conhecimento, à cultura, à arte e à estética, encontramos como profissões em alta, o design, a moda, a fotografia, a culinária, a hotelaria, a engenharia clínica, a informática médica e o direito internacional.

Os sectores terciários serão a fonte principal de novas oportunidades de trabalho nas projeções de emprego até 2010, com característica de contratação temporária especialmente pesquisada junto a agencias de emprego que destacam a procura por profissionais de informática e serviços de processamento de dados, saúde, educação, planejamento estratégico, gestão de lazer, varejo, incluindo restaurantes e bares e serviços sociais (bem como cuidado residencial para o idoso).

As fontes de oportunidades de trabalho estão em processo evolutivo permanente. As profissões do futuro exigirão dos profissionais a atualização continua e desenvolvimento de novas habilidades.

  • O profissional do futuro

A maioria dos trabalhadores continuará com só um trabalho, e ele, normalmente, será um trabalho de tempo integral, no entanto, uma percentual crescente de profissionais que acumulam dois ou mais trabalhos , alguns destes gozam da flexibilidade da carga horária com/ou aumento de ganhos em potencial superior aos contratos convencionais (tempo integral). Estes profissionais serão valorizados por:

ü Formação - global e sólida (Ser flexível e não especialista demais)

ü Capacidade de inovação - predisposição para mudanças (Ter mais criatividade do que informação)

ü Atualização - reciclagem contínua dentro da atividade (Estudar durante toda a vida)

ü Interação - emoção e razão integradas facilitarão o desempenho (Adquirir habilidades sociais e capacidade de expressão)

ü Conhecimentos extras - computação (intimidade com as novas tecnologias), domínio de várias línguas

ü Polivalência - condições de atuar em várias áreas

ü Cultura ampla - domínio de informações culturais e tecnológicas (com entendimento das diferenças culturais)

ü Capacidade analítica - postura crítica, interpretação antecipada das necessidades futuras da sociedade

ü Assumir responsabilidades

ü Ser empreendedor

ü Flexibilidade e adaptabilidade às mudanças econômicas e profissionais.

Obs: Oito destas características estão sugeridas no site da UNESCO para o trabalhador do Século XXI.

A escola do futuro e o futuro da escola

O custo das escolas vem aumentando ao longo dos últimos anos. A modernização das instalações que acompanham as mudanças da sociedade e do pensamento. Os estudos que para predizer o futuro, nos obriga a identificar, desenvolver atitudes e práticas para desenvolver cenários físicos usados para o ensino. Assim, serão destacadas dez diversas tendências entre tantas existentes que serão consideradas:

1. Os consumidores mais sofisticados, irão procurar com responsabilidade por maior qualidade, que pode estar no diferencial do tipo de certificado que aporte maior vantagem competitiva no mercado de trabalho. Bem como o fator do custo do aprendizado continuará influenciando na contratação ou não do curso. As instituições de ensino superior redefinirão mais claramente seus papéis em treinamento e credenciamento, assim como a metodologia de ensino aplicada, submetendo-se a avaliações freqüentes interna e externamente, que conseqüentemente, irão gerar mudanças permanentes nos meios e métodos da unidade re-configurando equipes, tamanho, forma, e instalações. A responsabilidade na boa formação do aluno exigirá das escolas que o aluno com dificuldades acadêmicas tenha cursos adicionais e específicos. Com escolas com cenário mais tradicional “acadêmico”, suspenderão cursos extracurriculares que envolvem, por exemplo, música e cursos de arte, cursos vocacionais, e cursos regulares de educação físicas, uma vez pressionadas pelos cortes de custo. Se isto tornar uma realidade, é possível imaginar ao menos algumas escolas no futuro serem muito básicas, compostas principalmente de salas de aulas acadêmicas normais com poucos espaços para assuntos de “non-essential”. Num segundo cenário, salas de aulas acadêmicas normais em grande parte desaparecem. Em seu lugar, laboratórios especializados e centrais de estudo. Com esta visão mantêm separado o ensino acadêmico das artes, vocacional, e podendo gerar uma dicotomia falsa (Chan 1996 - A preocupação com a prática pode se tornar um mal entendido quando se antagoniza com a teoria, ou seja, quando a primeira é vista como prioridade, relegando a segunda um caráter de "mal necessário".Feita a separação, uma parece ter vida própria em relação à outra, adquirindo status diferenciados). Em vez disso, eles podem aprender holisticamente, por exemplo, a arte incorporada na linguagem ou matemática desenvolvida com habilidades específicas de trabalho ou vocações. Neste cenário, salas de aulas devem ser universais, permitindo um misturar de instrução tradicional com instrução diversificada significativa, permitindo experiências de laboratório a artes cênicas. Um terceiro cenário vê o desenvolvimento de instalações mais compartilhadas de escola. Nesta visão, escolas futuras serão criadas ou será reformulada com espaços de apoio que também poderão ser usados por organizações sociais da comunidade ou negócios regulares, ou seja, os espaços podem ser utilizados para diversas funções (ensino, pesquisa, prática, trabalho, etc.). Bibliotecas digitais compartilhadas com a comunidade e alunos, ou outros tipos de instalações de apoio e serviços gratuitos, voltados à formação sólida de experiência prática, exemplo, Hospitais-escola. Em qualquer dos três cenários, as instalações acadêmicas sofrerão alterações se comparadas as atuais. O planejamento bem sucedido chave estará em fornecer os espaços adaptáveis e bem flexíveis.

2. O custo das instalações tem impacto negativo na criação de novas unidades educacionais. As instituições Educacionais continuarão a sentir-se pressionadas a controlar seus custos, avaliar a permanência ou não de alguns produtos, em função do custo benefício com ênfase maior no "balanço final", além, das mudanças das legislaturas em ensino regulamentadas. Hoje, o aumento do interesse de aquisição de conhecimento tem como resposta o crescimento na expansão das instituições - mais disciplinas, mais departamentos, mais cursos, mais salas e, sentimos naturalmente, a necessidade de maior investimento, por parte da instituição, em áreas de apoios (bibliotecas, laboratórios, etc.).

3. A maior demanda de permanência do aluno no campus implicará no aumento do ano letivo, bem como, na otimização do uso do prédio para exercerem outras funções a comunidade, freqüentemente durante noites e finais de semana. Estas instalações escolares sofrerão grande desgaste de uso e seus materiais e equipamentos necessitarão ser mais duráveis e facilmente mantidos ou substituídos. Programas de longo prazo das instalações devem ser baseados em índices de formatura ou tempo que o aluno utiliza a instalação, devendo considerar o aumento do número de salas de aula, sem a diminuição da população de alunos, assim haverá diminuição do tamanho das salas de aula bem como os equipamentos utilizados internamente. Não haverá períodos estendidos para fazer reparação, porque escolas operarão quase plenamente no ano. O custo de desgaste das instalações aumentará bem como a ênfase na eficiência na administração do gasto de energia e outros custos fixos.

4. A tecnologia dominará o ensino. O aumento da quantidade de unidades de ensino, e a redução da relação professor/aluno gerando custos educacionais crescentes que causarão relutância dos alunos. As entidades de ensino terão que procurar meios de controlar custos de educação. Um meio será por educação à distância (Clark 2001), outra possibilidade de controlar custo será de desenvolver programas educacionais básicos dentro da escola, distribuídos em computadores, redes, e software. Por exemplo, em vez de quatro professores instruindo cem estudantes de quarto-nível, a escola do futuro pode ter um professor magistral e uma equipe de assistentes que seguirão o prescrito pelo professor magistral. Este processo envolve interação direta entre estudantes e assistentes ou pode envolver os assistentes ajudando estudantes a usar um programa de software especificamente projetado para promover a educação num assunto específico. Em efeito neste cenário, o professor magistral será como um médico, diagnosticando e determinando tratamento mas designando aos procedimentos educacionais bem complexos de intervenção para outros executarem. Embora este tipo de aproximação foi discutido na literatura durante anos, hoje, muitos avanços na tecnologia fazem a probabilidade de tal reorganização do modelo de ensino não ser o único possível, mas o provável. Se tal cenário realiza-se, o conceito de um edifício da escola sofrerá um repensar substancial.

5. A organização dos estudantes e professores será diferenciada com preocupação de adaptar os espaços ao tipo de conteúdo ministrado em sala. Destacando a tendência do ensino combinado, as escolas construíram tipos muito diferentes de salas de aulas no mesmo corredor. Outra possibilidade é que escolas inteiras serão projetadas para estudantes com interesse num único segmento, por exemplo, estudantes de artes visuais terão uma escola especificamente projetada para apoiar este segmento, bem como os estudantes de artes cênicas terão acesso a instalações projetadas para atividades em movimento. Sem ter em conta qual destas possibilidades emerge, o ponto crítico para planejadores será qual modelo de sala de aula irá desaparecer. As crianças iniciarão em casa seu aprendizado e as escolas tornam-se uma única base global de conhecimento. Os cursos serão oferecidos ‘modularmente’ e o valor de conhecimento será julgado pela freqüência dos cursos. A metáfora aqui está na escola como bolsa de valores de conhecimento. Os professores serão técnicos que controlam os fluxos de aquisição de conhecimento que, crescentemente, tornar-se-ão uma unidade de câmbio econômico.

6. Os Materiais utilizados no ensino tradicional devem desaparecer da sala de aula (livros impressos, apostilas e papeis) como exemplo temos escola de Tucson, nos Estados Unidos, que está abolindo os livros e cadernos de papel. A partir de setembro, os 350 alunos da instituição de ensino secundário irão encontrar computadores portáteis com acesso à Internet, da qual poderão baixar todo o material didático, digitalizado. Muitos dos materiais de referência, incluindo livros, diários e revistas, estarão disponíveis em mídia digital, laser, DVD´S ou via a Internet, exigindo portanto, adequação das instalações elétricas, conexões de rede, ou LAN´s com especial destaque a área da biblioteca digital. Com o uso importante de computadores em sala de aula afetando os ambientes acústicos, térmicos, visuais e físicos da sala de aula, serão necessários o desenvolvimento e uso de controladores compensadores do efeito negativo criado.

7. A responsabilidade no resgate da 'diversidade' cultural à sobrevivência de sociedade humana será encorajada em todos níveis de educação. Isto envolveria um reavaliar das artes, as habilidades práticas, e processos contemplativos com mesmo valor do desenvolvimento racional, em contribuição a um paradigma de conhecimento holístico para o futuro. No entanto, tal visão será implementada com grande luta. Há muitos interesses pessoais poderosos em manter a monocultora da globalização com commodities e homogêneses que determinam valores econômicos globais. Na mesma direção os cientistas durante décadas, admitem agora para o mundo, terem descuidado com o meio ambiente resultando no aquecimento global, também pode tomar muitas décadas para se obter através da tecnologia ou comportamento de massa a reversão destes sinais negativos sobre o meio ambiente. A responsabilidade com a qualidade do futuro da humanidade dependerá de uma sociedade transformada que se recusa a ser representa como hegemônica, hierárquica, linear, monocultultural e baseada na aquisição interminável de 'bytes' fragmentados de informação, mas antes, uma rede pluralística de multicamadas culturais e sociais, cometida a nutrir significado integrado à culturas baseadas na sabedoria. Se os cursos desenvolvidos tiverem o caráter prático, eticamente coerentes e moralmente responsivo às necessidades mais amplas da humanidade então começarão também a trabalhar no resgate à esperança do amanhã.

8. Os processos educacionais terão como objetivo romper com as limitações do modelo cultural de materialismo ocidental. No modelo Steiner, cientista, filósofo e artista que contribuiu significativamente aos campos de educação, agricultura (biodinâmico), medicina e as artes e escrevendo extensamente em todos assuntos imagináveis futuristas, indicou que a ciência poderia ser reunida à arte e metafísica por ‘ciência espiritual'. Além de estimar o desenvolvimento conceitual/racional da criança e o contexto real prático de vida de educação (também recomendado por Dewey), Steiner fortemente realçou o cultivo da imaginação por processos artísticos estéticos e estimulou o uso de linguagem oral por poesia, drama e narração de história. O movimento educacional que cresceu após a iniciativa do Steiner resultou no estabelecimento de centenas de escolas no mundo. Considerado por muitos de seus proponentes ser um modelo educacional. Steiner repetidamente declarou que ele não ditava dogma, mas antes de tudo esclarecia o conhecimento da sabedoria da humanidade (antroposofia). A aproximação conceitual de educação de Steiner é uma aproximação integrada do desenvolvimento da criança no ambiente interdisciplinar, em particular, com o cultivo da imaginação saudável e nítida do estudante.

9. O papel do ensino no processo de socialização do individuo numa sociedade individualista promovido pelo resgate dos valores das comunidades, com ênfase na mudança da forma de processar conteúdos preservando seu valor cultural, social espiritual/individual.

10. O sistema genético de classificação Sophia pode influenciar no surgimento de escolas ou cursos desenvolvidos e especialmente segmentados para este novo nicho, que classifica o individuo em 3 tipos de estruturas baseado na capacidade de aquisição de conhecimento e como a inteligência armazena e processa a informação.

Muitos das oportunidades de trabalho de rápido-crescimento no futuro exigirão alguma forma de educação de pós-escola ou treinamento continuo. Guiado por mudanças permanente na tecnologia e exigência na qualidade dos serviços, surgirão alternativas tradicionais vindas das universidades e politécnicos, bem como, novos fornecedores terciários de educação com estabelecimentos privados de treinamento.

A globalização tem seus reflexos no ensino, aumentando a ênfase na internacionalização do currículo; que contribui para o desenvolvimento de novas sociedades para pesquisa e ensino com agências e instituições através do mundo. Outro aspecto de globalização, especialmente à luz da evolução da tecnologia de comunicações, é a permeabilidade aumentada de limites internacionais. A globalização pode ser uma fonte de novos estudantes ou pode contribuir a perda de alguns estudantes internacionais.

As Organizações de Treinamento voltadas para a indústria (treinamento coorporativo) têm um papel estratégico diante da ameaça da competição global utilizando também como ferramenta o desenvolvimento de programas de ensino a distancia complementar (Educação de distância consiste em todos arranjos para fornecer instrução por impressão ou meios eletrônicos de comunicação de comunicações, este sistema incorpora o conceito de "distância transacional" assim como a noção tradicional de distância geográfica. Assim, a instrução de em cidade universitária em que o ato de ensino é separado do ato de aprender, neste exemplo, permite a instrução por computador ou seminários de individualizados e simulações em qualquer número de disciplinas.).

Jornadas mais longas de trabalho, expansão continuada de áreas metropolitanas, populações mais diversificada, todo estes fatores afetam diretamente o ensino e interferem na criação e aumento de novos serviços.

Parte da oferta de emprego permitirá trabalhadores executarem seus serviços a distancia, associada ao aumento da expectativa média de vida, a conseqüência imediata será maior investimento por parte do aluno, uma vez graduado, irá procurar cursos vocacionais (isso é, cursos com foco em aperfeiçoamento profissional.). Se empregadores continuarem a reduzir o número de contratações, mais destes estudantes poderão estar pagando diretamente por melhoria na formação para permanecerem contratáveis ou empregados. Algum destes estudantes estarão interessados em acumular créditos de grau e formação sobre um período relativamente mais longo de tempo. Desenvolver e encorajar empresas a desenvolver parcerias com empresas de ensino, que inclusive implicariam em instalações apropriadas dentro do ambiente de trabalho para motivar o ensino continuado, entre diversos aspectos positivos se destaca o aumento do contingente de alunos estáveis pagantes.

enfim o mundo não para!!!!!!! e para vc ficar sempre bem informado sobre marketing de moda o blog mktdemoda.wordpress.com.

e hoje descobri o blog do LINO RESENDE com 1 post...Entendendo o consumidor e para quem procura uma excelente opção de cursos, indico o IBMODA em SP, e acompanhar palestras eventuais que a Abit promove.

+ PDF para pesquisa Tales Novaes de Andrade

6 de nov de 2006

Organic Shoes by Veja

a coleção "Veja" de Tênis é inspirada no voleibol brasileiro dos anos 70, em lona de algodão biológico e com borracha natural. Via trendhunter
bacana que associem nosso Brasil tropical e com tantos recursos naturais à uma moda sustentável e que sirva de inspiração... falta agora é descobrir marcas brasileiras que façam o mesmo ;))

Zara - Fall Winter 2006

no menu no link Zara ...tendências inverno 2006 = 1 croquis + txt explicativo do tema ;)) separado por segmento... maculino, feminino, infantil...

kate spade

seis meses depois... a coleção, como sempre, é uma excelente "seleção" de bolsas e + bolsas lindassss... por estilo + por tamanho + por silhueta

V MAGAZINE | V FASHION | THE ALPHABULOUS