7 de nov de 2006

Zac Posen

26 comentários:

cissa disse...

Boa noite Patrícia,

Preciso de sua ajuada: o q vc acha q vai acontecer na moda em 2016?

Preciso de uns endereços de
sites ultra modernos

Bjinhos, thanks

santa mistura disse...

complexa a resposta cissaaa... mas vamos lá ;))
primeiro temos que entender como estará io mundo em 10 anos:
1- mudança do eixo econômico, com o oriente cada vez mais fortalecido (china, japão, korea, etc...)
2- mudança no lifestyle mundial, os aspectos mais importantes estarão:
a) o formato do novo emprego, cada vez menos empregos fixos existirão, cada vez menos vínculos empregatícios, assim, com os novos profissionais, que serão autônomos, provavelmente, sentiremos que o consumo será cada vez mais nervoso e será importantíssimo a liquidez e giro do mercado porque, não acredito que o consumidor conseguirá se "programar " em prestações porque sua entrada não será estável. Ainda sobre o trabalho, estes profissionais serão muito bem preparados e informados.
b) o uso e descobertas de novas tecnologias e equipamentos de comunicação, cada vez menores cada vez mais fáceis de serem manuseados, em 10 anos teremos uma oferta enorme de "roupas inteligentes", quase que peças de roupas robôs serão ofertados ;)) peças que irão controlar o nível de stress, temperatura do corpo, bem como dispositivos eletrônicos de comunicação ( sensores e transmissores invisíveis) para nova geração de consumidores que nasceram usando a tecnologia.
c) a valorização da criatividade (arte e cultura) também propiciará e fomentará o desenvolvimento de tecnologias para produção em alta escala de produtos costumizados, ainda parece antagônico, mas a evolução da tecnologia está vindo em passos largos.
d) a preocupação com a preservação do meio ambiente - deverão surgir novos códigos éticos e leis mundiais que "taxem" processos que agridam o planeta e o com certeza teremos 1 aumento da oferta de produtos reciclados

continuo... ;))

santa mistura disse...

falando 1 pouco sobre "a moda" e qual será o "papel do estilista", bem mais complexo que agora, com certeza sua formação deverá pender para algumas áreas que, no Brasil, estamos longe de pensar nisso ainda no ambiente acadêmico, infelizmente...
1) antropologia e psicologia do consumo ( estes estudos facilitarão o estudo de "regras" para expansão e descoberta de novos nichos de consumo) serão os futuros consultores ou Cool Hunters (marketing estratégico)
2) Branding - comunicação e marketing, a fusão destas áreas, que serão menos voltadas à estratégia e mais para a prática de comunicação e marketing, uma vez que o rumo do mercado será detectado pelos cool hunters, o branding manager estruturará o desenvolvimento da marca / empresa (marketing tático).
3) tecnologia e design têxtil, teremos estilistas entrando no mercado com formação multidisciplinar, alguns com foco no design têxtil e outros na tecnologia têxtil(engenharia), ambos, serão "meio professor pardal".
4) Controler de processos industriais. Todos os processos industriais estarão cada vez mais robotizados e o surgimento de novas tecnologias facilitadoras com custos mais accessíveis para indústria, como sistemas de modelagem 3d, teares cada vez mais velozes, ploters de estamparia e uma infinidade de recursos que estarão sendo ofertados, exigirão profissionais que se atualizem permanentemente. Aliás, a atualização permanente será necessária em todas as áreas, transformando o ambiente acadêmico em laboratórios de ensaio para uso das novas tecnologias... uma mudança radical nas instalações e conceito do ambiente acadêmico está surgindo no mundo, e isso merece um outro grande comment ; ))
4) planning location - usando softwares de apoio, estes profissionais serão responsáveis por todo estudo de distribuição com foco em resultados, estreitamente, ligados ao marketing estratégico e tático.
5) fashion graphic designer - basicamente é um designer que domina as ferramentas de edição de imagem e motion graphic, profissional fundamental para os e-commerce e imagem virtual da marca que, com certeza, serão responsáveis pelo aumento das vendas virtuais ...

continuo

santa mistura disse...

cissa eu tenho 1 estudo que detecta mais de 30 áreas de formação para moda, a moda é percebida envolvendo diversas áreas bem complexas e está já acontecendo no mundo inteiro, no Brasil o curso que oferece mais opções é o IBMODA em SP... o melhor deles é o time de professores e os novos cursos que sempre eles oferecem modulares ou não... as empresas brasileiras teriam que listar os ingredientes necessários para se manterem vivas até lá numa economia mais que globalizada, estes ingredientes envolvem desde uma avaliação da equipe de profissionais contratados, revisão de processos e tecnologias utilizadas, foco do produto + comunicação + seleção do mercado/ou nicho. Se não nos profissionalizarmos urgentemente, estaremos excluídos do mercado global, detesto ese tipo de avaliação fatalista mas neste caso não tem jeito. Ou preparamos os profissionais e empresas para o comércio mundial ou a empresa será reduzida a venda seletiva e bairrista para a sobrevivência apenas do criador da empresa
agora finalmente voltando a sua pengunta... o q vai acontecer na moda em 2016
+ diversificação de produtos + tecnologia + preços globalizados + mais criação + reciclados + produtos multiculturais + surgimento de mega e-commerces com distribuição internacional "+ comodities também" + fibras tecidos inteligentes +++++++++++++++++
tudo em moda será o resultado de ações criativas inventadas em cada etapa da cadeia têxtil. Todos os formatos de feiras que vemos agora serão alterados, transformando a feira num grande evento de formação de opinião que atraia novos consumidores habituados a conviverem com o novo sempre... as lojas convencionais, para sobreviverem, terão que ter um aprontamento impecável, estoques pequenos(enxutos) serão compensados pela excelência em distribuição e reposição. O treinamento da equipe comercial, atualizados constantemente com informação de moda, transformará cada funcionário em 1 tipo de personnal stylist. E as coleções??? serão cada vez mais criativas e responsáveis pela tradução dos anseios de consumo e status, destacando sempre a individualidade em contraponto ao mundo globalizado.

santa mistura disse...

1 link que vc tem que conhecer todo é o e-commerce http://www.yoox.com/chooseYourCountry.asp

cissa disse...

Mona,

Desculpe a intimidade mais vc é tudo e algo +, nossa q super aula vc me deu; aliás o futuro é sem dúvida informação no seu sentido amplo.

Muitíssimo obrigada!!!!!

Bjs

santa mistura disse...

cissa o que vc precisar em relação a informação ... se eu souber ajudarei sempre viu??

cissa disse...

Pa,

Vc ñ imagina, eu simplesmente levei p sala de aula seu artigo e meus professores gostaram muito, mais uma fez obrigada, pois me ajudou bastante e aprendi muito.
Qdo falo de : retificando informação,na verdade a palavraq de fato pontua é conhecimento, ela sim é chave, a senha p qual época,

Very thank, sou sua fã e tenho certeza q tudo q vc deseja vai acontecer!!!!!!!!!!!!!!!!

Bjs. Cissa

santa mistura disse...

cissa vc faz faculdade de moda??

cissa disse...

Faço Gestão de Moda-UNIFACS, em Salvador, minha vida é meio complicada pois resido no interior e estudo na capital, e fico c o tempo super apertado, termino o curso 1º semestre/07, e quero mesmo continuar fazendo minhas bolsas é algo q realmente gosto de fazer, e aqui temos poucos cursos na area, queria mesmo fazer o curso de design de Bolsas e Sapatos, mas por enquanto é planos p depois.
Desde o dia q descobri seu blog estou sempre checando tudo q vc posta, aliás esse trabalho seu é fantástico, parabéns!!!!!
Bjs.

cissa disse...

Faço Gestão de Moda-UNIFACS, em Salvador, minha vida é meio complicada pois resido no interior e estudo na capital, e fico c o tempo super apertado, termino o curso 1º semestre/07, e quero mesmo continuar fazendo minhas bolsas é algo q realmente gosto de fazer, e aqui temos poucos cursos na area, queria mesmo fazer o curso de design de Bolsas e Sapatos, mas por enquanto é planos p depois.
Desde o dia q descobri seu blog estou sempre checando tudo q vc posta, aliás esse trabalho seu é fantástico, parabéns!!!!!
Bjs.

santa mistura disse...

cissaaaaaaaaa obrigada à vc pelas visitas no blog e por seu comment nele sempre. è super importante para mim saber que estou conseguindo atingir meus objetivos com ele, que é ser uma ferramenta facilitadora de pesquisa de moda ; )) superrrrr obrigadaaaaaaaa com todo meu coração

Madame disse...

Boa tarde...

Patricia adorei seu blog e achei td mto interessante e de gde valor instrutivo.
Gostaria de saber onde posso fazer um curso de design de sapatos.
Fiz pós em moda e sou do Pr.

Brigada

santa mistura disse...

ihhhhhhh no paraná?? acho que tem em SP, 1 curso importado da itália, alias todo projeto vem da italia
ou se vc viajasse para esatgiar numa fábrica em caxias do sul??
já pensou nisso??

Anônimo disse...

Olá!
Faço Moda na UEL, estou precisando fazer um curso de design de bolsas. Procurei por informações na internet e não consegui encontrar alguma coisa no Paraná, ou até mesmo um curso de curta duração em outro estado.

Desde já agradeço

Aline

santa mistura disse...

vc já tentou falar com o senac??
eles tem sempre vários cursos em SP
se não conseguir me escreve de novo tá... o telefone que tenho de lá é 38654888

Anônimo disse...

Olá, sou a mesma Aline daí de cima.
Obrigada pelas dicas foram de grande ajuda.

Agora precisava de outra ajudinha... (Abusada, né)

Estou com um projeto na faculdade e preciso de informações texteis sobre cobertor corta-febre e jérsei.

Teremos que fazer um vestido de gala usando esses materiais. E não estou conseguindo achar infromações relvantes na internet e nem em livros.

Obrigada, e parabéns pelo blog.
Tô sempre lendo por aqui.

Aline =)

santa mistura disse...

aline olha é a primeira vez que alguem me pede algo que não tenho a menor ideia do que é?? Cobertor corta febre?? deus do céu o que é isso?? agora jersey tenho muita informação oque vc precisa ?? da parte tecnica ouver designer experts em moulage?

Anônimo disse...

Oiii...
Então, cobertor corta-febre é aqueles cinza que mendigo usa, é bem barato ele parece um feltro é composto por diversas fibras, pelo menos é isso que ta escrito na etiqueta...
HEHEHEHEH
Em algumas regiões do país o cobertor é conhecido como "sapeca negrinho"
Não consegui achar nada a respeito das propriedades texteis dele...
E sobre o Jérsei eu preciso de informações técnicas sobre o tecido, matéria-prima, na verdade preciso de bastante coisa, informações históricas, sei que era usado para fazer roupa de baixo masculina até os anos 20 e que a Coco Chanel que trouxe o jérsei para o vestuário...
Preciso de mais algumas informações


Obrigada :)

Aline

santa mistura disse...

aline ele se chama cobertor parayba.... faz parte do kit para alunos internos do colégio militar.... na verdade ele é quse que uma mistura de sobras de fibras prensadas.... procura por cobertor parayba ou mantas parayba e me diz se achou...
http://www.cobertoresparahyba.com.br/modelo3/

Anônimo disse...

Não é nenhum desses do site...
Mas vouda uma procura melhor!

Obrigada pela ajuda

santa mistura disse...

eu também andei olhando e a tal manta não está lá.... mas sei que são eles que fazem...

Aline disse...

E sobre o jései?!
Você tem alguma informação para me passar?!
Algum site para indicar?!
Não achei nada muito relevante sobre ele na internet.

santa mistura disse...

aline vc precisa informação sobre a matéria prima ou marcas que trabalham com jerseys?

Aline disse...

Os dois!
=)

santa mistura disse...

aline vc tem que zamzar pelo meu blinklist... malhas eu chamo de knits...
http://www.blinklist.com/santamistura/knits/
tecidos
http://www.blinklist.com/santamistura/fabrics/
e-nciclopedias
http://www.blinklist.com/santamistura/encyclopedia/