21 de nov de 2006

trabalho além do horizonte = oDesk

A internet está mudando o mundo, eu não tenho dúvida nenhuma que idéias geniais que estão surgindo na web, colocarão em cheque tantos conceitos que temos sobre tudo... social networks para troca de informações, para rankear produtos, preços, serviços...
A estrela do post de hoje é oDesk. Conheci o link neste feriado de 2ºfeira, via techcrunch, a proposta (oDesk ) me pareceu tão necessária que escrevi diversas vezes para eles, para tirar dúvidas sobre como funciona o link ou se era um sonho que eu queria subtender com meu inglês macarrônico ou se eu tinha entendido tudo errado. Entendi tudo certinho mesmo!!!
Eles são uma agencia virtual com salas virtuais prontinhas para receber clientes e profissionais. As horas são medidas e o profissional ou time de profissionais envolvidos se comunicam através de microfones e webcam. Ou seja, se eles tiverem um cliente que deseja uma logo, ou uma ilustração, e mais fortemente, nas áreas de TI e webdesigner. O profissional analisa o projeto e se aceitar, vai para sala virtual trabalhar diretamente de sua casa. Os profissionais e empresas atravessam fronteiras trocam idéias e desenvolvem projetos, o pagamento é por hora trabalhada. Genial Genial Genial... Tem 1 programa que vc instala que registra todos os seus passos no computador, por exemplo, num determinado momento do dia eu estava fazendo mais uma ilustração para papelaria, com o tema renascença e está tudo salvo em tumbnails, enquanto eu permiti, o programa ligado registrou "todo" meu trabalho do dia.
O que eu mais gostei é acabar com a farsa das agências de emprego que "cobram" antecipado no Brasil para divulgar CV, eu passei por experiências péssimas, uma entrevista ou outra que nunca dá em nada, que muitas vezes, acrescidas do custo de 1 ponte aérea, era para escutar quanto eu tinha que gastar +... o futuro está chegando ... está no fim os trambiques, o dinheiro fácil, o cabide de emprego, os padrinhos, estas agências convencionais que exploram o momento de transição do profissional que procura emprego... Assim no futuro que começa agora, quem for 1 bom profissional, independente de origem, raça, status social, vai ter o trabalho merecido e será remunerado corretamente por isso!!!
É importantíssimo se atualizar sempre e estudar inglês, para ler, escrever e falar, que sem dúvida é um idioma que cada vez mais se fortalece e para mim parece o idioma oficial da web ;))
No link existe um vídeo/ tutorial que demonstra como funciona todo processo. Desejo todo sucesso para este projeto oDesk e para todos que fizerem parte dele... você??

2 comentários:

flavia disse...

E aí, Pat!
Adorei esse post e acho que é assim que muitos talentos distantes poderão ter um espaço bacana para trabalhar em qualquer lugar do globo! Isso sim é globalização!
Espero que esteja tudo bem e que através desse programa muitos novos e bons contatos surjam...vou lá ver se eles tem algum espaço para jornalistas! bjs

santa mistura disse...

analisei já todo o link, bem designers tem uns 1000, o preço médio hora está entre 12 e 20U$, seria impossível eu trabalhar pos este valor... não li sobre as faixas de custo hora de jornalismo flavia... mas boa sorteeeeeeee